RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNO NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO MÓDULO DE BASES MOLECULARES DOS SERES VIVOS DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNO NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO MÓDULO DE BASES MOLECULARES DOS SERES VIVOS DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Autores
  • Wernner Vasconcelos Bombonato
  • Fernando Luiz Oliveira de Araújo
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/689998-relato-de-experiencia-de-aluno-na-conducao-das-atividades-de-monitoria-do-modulo-de-bases-moleculares-dos-seres-v
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Ensino, Monitoria, Educação, Aprendizagem
Resumo
INTRODUÇÃO: O início de um curso de graduação do ensino superior é sempre desafiador, exigindo cada vez mais dos seus alunos, que visam estar habilitados em uma profissão em prol da sociedade não sendo estas expectativas diferentes para um aluno do Curso de Medicina. O início desta jornada é marcado pelo contato assuntos complexos e potencialmente desafiadores, especialmente pela expectativa da correlação entre os temas introdutórios e a prática profissional médica. O módulo de Bases Moleculares dos Seres, pelo fato de estar vinculado ao primeiro semestre do curso, é um dos primeiros módulos que permite a persecução deste objetivo. Diante desta realidade, cabe aos monitores do módulo auxiliar os estudantes na facilitação dos processos de ensino-aprendizagem vinculados ao módulo, sob a supervisão do professor. OBJETIVOS: Descrever a execução de atividades associadas à revisão preparatória de conteúdos vinculados ao módulo de Bases Moleculares dos Seres Vivos do Curso de Medicina do Centro Universítário UNINTA. RELATO: A ação foi realizada pelos quatro monitores vigentes do módulo de Bases Moleculares dos Seres Vivos junto aos estudantes das turmas 39 e 40 em uma reunião em ambiente virtual com a utilização do aplicativo Google Meet, iniciando às 9 horas da manhã e terminando às 12 horas, com os objetivos de revisar, discutir e esclarecer dúvidas acerca dos temas abordados na terceira Avaliação Integrada do Módulo (AIM3). Foram utilizados slides resumos que sintetizavam os pontos chaves das matérias tratadas por cada monitor juntamente com imagens e mapas mentais complementares. Cada monitor mediou a abordagem de 02 temas associados à avaliação. Esta condução foi desenvolvida em duas etapas, uma inicial de revisão, na qual o monitor desenvolve uma mini-conferência sobre pontos chave do assunto debatido e uma segunda etapa de tira-dúvidas, na qual os alunos interagem com os monitores para o esclarecimento de dúvidas vinculadas à abordagem dos monitores, do professor ou aos assuntos expostos na bibliografia recomendada. Ao término da segunda etapa, o monitor segue para o próximo tema ou faz uma breve síntese da discussão e passa a palavra para o próximo monitor. No final da reunião, os slides foram disponibilizados para estudo próprio dos alunos. DISCUSSÃO: Com base nos slides produzidos, os monitores foram capazes de conduzir a reunião de modo objetivo e rápido, sempre procurando esclarecer quaisquer dúvidas levantadas pelos alunos. A intervenção dos monitores direcionava os alunos para a aprendizagem focada nos pontos chave de forma que eles próprios pudessem redigir suas próprias ideias sobre os conhecimentos apreendidos. Ao final do encontro, muitos estudantes agradeceram os monitores pela discussão em torno da revisão para a avaliação e a disposição dos monitores para atendê-los, relatando que os esforços coletivos da equipe de monitoria foram de grande importância para a compreensão dos objetivos do módulo. CONCLUSÃO: A atividade de monitoria presta um grande suporte às atividades de ensino-aprendizagem de um módulo, especialmente pelo fato de induzir o aumento das interações dos estudantes com os conteúdos ministrados, de forma a estimular uma aprendizagem autônoma e proativa. Além disso, as atividades de monitoria permitem ao estudante monitor desenvolver técnicas, preparando o terreno didático para que este aluno possa desenvolver sua habilidade de comunicação em grupo, de socializar informações e de se comunicar academicamente com os seus pares.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOMBONATO, Wernner Vasconcelos; ARAÚJO, Fernando Luiz Oliveira de. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNO NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO MÓDULO DE BASES MOLECULARES DOS SERES VIVOS DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/689998-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-ALUNO-NA-CONDUCAO-DAS-ATIVIDADES-DE-MONITORIA-DO-MODULO-DE-BASES-MOLECULARES-DOS-SERES-V. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes