PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES NACIONAIS

Publicado em 09/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-441-4

Título do Trabalho
PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES NACIONAIS
Autores
  • Edson dos Santos Cordeiro
  • Fabricia de Carvalho Paixão
  • Reinaldo Feio Lima
Modalidade
Comunicação Científica
Área temática
Eixo 05 - Práticas inclusivas em Educação Matemática
Data de Publicação
09/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483536-percepcoes-sobre-o-processo-de-ensino-e-de-aprendizagem-de-matematica-para-alunos-com-deficiencia-intelectual--um
ISBN
978-85-5722-441-4
Palavras-Chave
Inclusão, Diversidade, Educação, Revisão da literatura, Análise de Conteúdo.
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, proposta como atividade em um programa de pós-graduação em educação matemática, que buscou identificar percepções sobre a inclusão em pesquisas que têm o foco no ensino e a aprendizagem de matemática de estudantes com deficiência intelectual. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um levantamento de artigos, por meio de um Mapeamento Sistemático da Literatura, de caráter exploratório, em periódicos nacionais. Após a realização de buscas em 35 periódicos Qualis A1, A2, ou B1, por artigos publicados entre 2012 e 2021, utilizando o descritor “deficiência intelectual”, foram identificados 49 artigos, dos quais cinco foram selecionados para a análise por trataram-se especificamente de pesquisas empíricas em educação matemática inclusiva. Da análise realizada, considerando a Análise de Conteúdos, mas especificamente pela técnica de Análise Categorial, emergiram quatro categorias a posteriori: Espaços, Participantes, Recursos e Estratégias. A partir destas categorias, apresentamos nossas constatações sobre a inclusão desses sujeitos no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, além de corroborar os resultados de pesquisas anteriores que já alertavam sobre a emergência de estudos que tratem da educação matemática para alunos com deficiência intelectual.
Título do Evento
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CORDEIRO, Edson dos Santos; PAIXÃO, Fabricia de Carvalho; LIMA, Reinaldo Feio. PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES NACIONAIS.. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483536-PERCEPCOES-SOBRE-O-PROCESSO-DE-ENSINO-E-DE-APRENDIZAGEM-DE-MATEMATICA-PARA-ALUNOS-COM-DEFICIENCIA-INTELECTUAL--UM. Acesso em: 19/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes