ASSOCIAÇÃO DO QUESTIONÁRIO IPAC COM O DESEMPENHO DE ESCOLARES NO TESTE DE 6 MINUTOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610666  
Título do Trabalho
ASSOCIAÇÃO DO QUESTIONÁRIO IPAC COM O DESEMPENHO DE ESCOLARES NO TESTE DE 6 MINUTOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
Autores
  • Ellen Alves Baia
  • Cecília De Paula Ribeiro Da Silva
  • Harisson de Souza Bezerra
  • Alessandra Mendonça Tomás
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
07. Corpo, movimento e saúde escolar.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610666-associacao-do-questionario-ipac-com-o-desempenho-de-escolares-no-teste-de-6-minutos-na-escola-de-aplicacao-da-ufp
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Teste de Caminhada de 6 Minutos, Atividade Física,Estudantes, Adolescentes.
Resumo
A prática regular de atividade física pode proporcionar vários benefícios à saúde e ainda constitui uma forma efetiva de prevenção à ocorrência de doenças atuais e futuras. O presente trabalho teve o objetivo identificar os níveis de atividade física de estudantes adolescentes da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará e classificar seus desempenhos cardiorrespiratórios no teste de caminhada de seis minutos, buscando por possíveis associações. A presente pesquisa avaliou escolares do sexo feminino e masculino, com idades entre 13 e 17 anos, matriculadas na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), foi avaliado o Tempo de Caminhada (TC) obtido por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), por ser a medida mais semelhante ao Teste de Caminha de 6 Minutos (TC6), a hipótese estudada seria de que aqueles que apresentassem maior TC semanal apresentariam desempenho melhor no TC6. Como realizada a média do TC semanal de 17 estudantes, verificou-se que 23,52% das meninas obtiveram um TC menor que 564,88 minutos semanais. Em relação aos meninos 41,17% ultrapassaram a média do tempo de caminhada semanal, já para as meninas, a porcentagem reduz para 35,29%. No TC6, para os padrões estabelecidos conforme o sexo e a faixa etária investigada 23,52% das meninas alcançaram distâncias menores que 550 m, e 29,05% dos meninos percorreram menos que 620m. Quando consideramos para análise os dois sexos 47,05% alcançaram os parâmetros esperados. Destes, 35,29% incluindo meninos e meninas, apresentaram um tempo de caminhada menor que a média de 564,88 minutos semanais, apresentou um bom desempenho no TC6 qu. Conclui-se que não há relação entre as medidas avaliadas embora seja esperado interferência por conta da especificidade da tarefa.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BAIA, Ellen Alves et al.. ASSOCIAÇÃO DO QUESTIONÁRIO IPAC COM O DESEMPENHO DE ESCOLARES NO TESTE DE 6 MINUTOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610666-ASSOCIACAO-DO-QUESTIONARIO-IPAC-COM-O-DESEMPENHO-DE-ESCOLARES-NO-TESTE-DE-6-MINUTOS-NA-ESCOLA-DE-APLICACAO-DA-UFP. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes