A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: BREVE ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610640  
Título do Trabalho
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: BREVE ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autores
  • LEILA MARIA COSTA SOUSA
  • Julian Karla Diniz Neris
  • Jaqueline Gomes Furtado
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
05. Formação inicial e continuada de professores, Currículo e Avaliação.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610640-a-pedagogia-historico-critica--breve-analise-de-sua-contribuicao-para-a-pratica-docente
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Pedagogia Histórico-Crítica, Práticas pedagógicas, Docência.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões e análises de como a Pedagogia Histórico-Crítica pode possibilitar uma proposta de superação de limites apresentados pelas teorias crítico-reprodutivistas. O trabalho docente e as práticas de ensino exigem conhecimento teórico e atualizações constantes, visto que a educação se desenvolve imbricada em campo político e ideológico contraditórios. Nesse contexto, entre as teorias que se destacam na educação, encontra-se a Pedagogia Histórico-Crítica, proposta por Saviani (1978). É uma teoria que permite refletir sobre as interrelações existentes entre a sociedade, a escola, os conteúdos e o conhecimento, o currículo e o método de ensino. Nesse sentido, a metodologia deste estudo consiste em uma revisão bibliográfica e documental baseada nos estudos de Saviani (1978, 2013) e autores que dissertam sobre o tema. Os resultados apontam a Pedagogia Histórico-Crítica como uma perspectiva pedagógica que busca ser crítica sem reproduzir as premissas da classe hegemônica. A Pedagogia Histórico-Crítica, portanto, contrapõe-se às teorias tradicionais, ao estimular a atividade e iniciativa do professor, que cumpre o papel de mediador da sala de aula, por meio da sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação, garantindo aos alunos uma aprendizagem dotada de sentido e significados.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SOUSA, LEILA MARIA COSTA; NERIS, Julian Karla Diniz; FURTADO, Jaqueline Gomes. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: BREVE ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610640-A-PEDAGOGIA-HISTORICO-CRITICA--BREVE-ANALISE-DE-SUA-CONTRIBUICAO-PARA-A-PRATICA-DOCENTE. Acesso em: 19/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes