DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DO OITAVO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM BELÉM/PA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL EM TEMPOS PANDÊMICOS

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610635  
Título do Trabalho
DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DO OITAVO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM BELÉM/PA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL EM TEMPOS PANDÊMICOS
Autores
  • Marlisom Messias Passos da Costa
  • Lucivaldo da Silva Araújo
  • Debora Ribeiro da Silva Campos Folha
  • Ester Miranda da Silva Pereira
  • MARLISE SILVA LIMA
  • Beatriz Freitas Laune
  • Veriane Caldas Barroso
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
01. Transposições didáticas de ensino, pesquisa e extensão na educação básica.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610635-desempenho-escolar-de-alunos-do-oitavo-ano-de-uma-escola-da-rede-privada-de-ensino-em-belempa--consideracoes-sob
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Desempenho Acadêmico, Ocupações, Terapia Ocupacional.
Resumo
O domínio de atuação do terapeuta ocupacional, confere ao profissional aptidão para intervir igualmente nas esferas de saúde e educação, compreendendo a integralidade dos indivíduos que venham ser alvo de sua intervenção. Este estudo propôs-se estudar o desempenho escolar de alunos do oitavo ano de uma escola da rede privada de ensino de Belém/PA em paralelo às proposições de ações da prática profissional em tempos pandêmicos. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, transversal, de natureza observacional e analítica. O Teste de Desempenho Escolar II (TDE II), foi utilizado para verificar o desempenho escolar dos participantes em aritmética, leitura e escrita. Os percentis relacionados ao desempenho escolar em aritmética dos participantes do estudo estão localizados entre “déficit muito grave” e “déficit de leve a moderado”. Em leitura os resultados se mostram estratificados em várias categorias, contudo, mais da metade localiza-se entre “déficit muito grave” e “alerta para déficit”. Em escrita, mais da metade dos discentes apresentou desempenho escolar localizado entre “déficit muito grave” e “alerta para déficit”. Os resultados apresentados compõem os debates que versam também sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no âmbito educacional e reforçam a necessidade de outras pesquisas que se debrucem a identificar sistemática e especificamente outros prejuízos gerados pelas circunstâncias pandêmicas. Por fim, o advento de outros estudos que também aprofundem o debate que verifica a influência das ocupações nos contextos escolares se mostram fundamentais.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

COSTA, Marlisom Messias Passos da et al.. DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DO OITAVO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM BELÉM/PA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL EM TEMPOS PANDÊMICOS.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610635-DESEMPENHO-ESCOLAR-DE-ALUNOS-DO-OITAVO-ANO-DE-UMA-ESCOLA-DA-REDE-PRIVADA-DE-ENSINO-EM-BELEMPA--CONSIDERACOES-SOB. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes