LEITURA ADAPTADA E LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610607
Título do Trabalho
LEITURA ADAPTADA E LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores
  • Pedro Luiz do Nascimento Neto
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
02. Práticas pedagógicas inclusivas
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610607-leitura-adaptada-e-letramento-literario-para-alunos-com-surdocegueira-do-ensino-fundamental
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Surdocegueira, Leitura, Letramento.
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo apresentar estratégias para o desenvolvimento da alfabetização e letramento no processo de ensino-aprendizagem de alunos com surdocegueira. Tendo como objetivo investigar situações de aprendizagem que forneçam possibilidades para o desenvolvimento de competências de leitura por alunos surdocegos, visando seu letramento literário. A metodologia empregada utiliza-se da pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, consultamos bibliotecas virtuais, portais eletrônicos e sítios online, que disponibilizam acervo de bases de dados em forma de livros digitalizados e periódicos contendo artigos científicos. Sendo que, por se tratar de uma temática ainda recente no Brasil, não encontramos muitos trabalhos. Mas alguns dos que foram encontrados são de grande importância para o entendimento à cerca da temática. Por conseguinte, apresentamos as características da surdocegueira – diferenciando as formas: adquirida e congênita, realizamos um levantamento das principais estratégias de comunicação que podem favorecer a leitura para pessoas com surdocegueira, podendo estas alcançar o letramento literário através da mediação, destacamos, ainda, o papel do instrutor mediador e do guia interprete na promoção da acessibilidade, bem como, da prática pedagógica voltada para desenvolvimento da criticidade pelo educando. Desse modo, esperamos contribuir para que outros educadores possam também se dedicar aos estudos sobre ensino aprendizagem para indivíduos surdocegos de todas as modalidades educativas, tendo por meio deste trabalho um ponto de partida, onde se possa compreender os aspectos próprios dessa deficiência, pois qualquer prática educativa necessita de concepções teórico-metodológicas que fundamentem seu desempenho, no sentido de provocar mudanças efetivas na realidade, pela busca da autonomia pedagógica, como já defendia Paulo Freire (2020).
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

NETO, Pedro Luiz do Nascimento. LEITURA ADAPTADA E LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA DO ENSINO FUNDAMENTAL... In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610607-LEITURA-ADAPTADA-E-LETRAMENTO-LITERARIO-PARA-ALUNOS-COM-SURDOCEGUEIRA-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 24/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes