FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DAS TECNOLOGIAS E A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610577
Título do Trabalho
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DAS TECNOLOGIAS E A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
Autores
  • Franz Kreuther Pereira
  • Cleonice Reis Souza Dourado Dias
  • Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão
  • Débora Lisboa Corrêa Costa
  • Rebeca Tayssa Pinto Marques
  • Vanja Vago de Vilhena
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
05. Formação inicial e continuada de professores, Currículo e Avaliação.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610577-formacao-continuada-de-professores-para-uso-das-tecnologias-e-a-construcao-de-recursos-educacionais-digitais
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Formação de professores, Formação Continuada, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Recursos Educacionais Digitais.
Resumo
A formação de professores para uso das tecnologias é relevante, considerando-se as transformações que afetam diretamente os diferentes contextos escolares, principalmente após o retorno presencial por conta da pandemia do Coronavírus (SAARS-COVID 19). Essa investigação foi desenvolvida com base na formação continuada de professores, o uso das tecnologias e a construção de recursos educacionais. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), durante os anos de 2021, 2022, tendo como sujeitos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental e como objeto de estudo, as reflexões e os resultados obtidos no processo formativo para o uso das tecnologias na educação e os RED’s construídos pelos próprios professores. Como objetivo geral, tem-se: discutir sobre a importância da formação de professores para uso das TDIC’s, visando estabelecer relações desse conhecimento como instrumento metodológico e tecnológico no processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos nortearam a organização de oficinas formativas de ferramentas tecnológicas para suporte na construção de jogos e materiais instrucionais. A coleta dos dados se deu de forma colaborativa, por meio de um questionário, com ênfase aos aspectos qualitativos e de um diário de bordo, que contribuiu para delinear o perfil dos participantes, conhecer a concepção acerca da utilização das tecnologias no fazer pedagógico e da própria experiência de formação inicial e continuada, além da elaboração de RED’s. Como principais resultados, tem-se a organização de cinco oficinas, dois tutoriais instrucionais e oito jogos on-line.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PEREIRA, Franz Kreuther et al.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DAS TECNOLOGIAS E A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610577-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-PARA-USO-DAS-TECNOLOGIAS-E-A-CONSTRUCAO-DE-RECURSOS-EDUCACIONAIS-DIGITAIS. Acesso em: 14/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes