A AMAZÔNIA PARAENSE NA SALA DE AULA: A INSERÇÃO DA CULTURA LOCAL EM ATIVIDADES DE TURMAS DO 2º ANO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610546
Título do Trabalho
A AMAZÔNIA PARAENSE NA SALA DE AULA: A INSERÇÃO DA CULTURA LOCAL EM ATIVIDADES DE TURMAS DO 2º ANO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
Autores
  • JOSIANNE TELES DE ABREU COQUEIRO
  • MATEUS SOUZA DOS SANTOS
  • Tayanne de Fátima Almeida Tabosa dos Reis
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
10. Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610546-a-amazonia-paraense-na-sala-de-aula--a-insercao-da-cultura-local-em-atividades-de-turmas-do-2-ano-da-escola-de-a
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Práticas pedagógicas, Amazônia, Saberes Locais.
Resumo
A cultura local na escola favorece os saberes que são típicos da região. Sabe-se que o currículo é um campo em constante disputa, assim sendo, em tempos onde há uma forte tentativa de padronização, experiências que valorizam os saberes locais são essenciais. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo descrever atividades desenvolvidas por docentes do 2º ano do Ensino Fundamental da EAUFPA que trouxeram temáticas relativas à Amazônia. Trata-se de uma reflexão baseada no relato de experiência. Os resultados demonstraram que os conteúdos ficaram mais compreensíveis ao serem contextualizados com a cultura local. Percebeu-se, também, o ânimo e uma ampla participação das crianças. Ademais, questões específicas puderam ser discutidas. Conclui-se que as práticas adotadas tiveram efeito positivo na aprendizagem, na valorização da cultural e na construção de uma consciência crítica acerca dos problemas vividos na região.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

COQUEIRO, JOSIANNE TELES DE ABREU; SANTOS, MATEUS SOUZA DOS; REIS, Tayanne de Fátima Almeida Tabosa dos. A AMAZÔNIA PARAENSE NA SALA DE AULA: A INSERÇÃO DA CULTURA LOCAL EM ATIVIDADES DE TURMAS DO 2º ANO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610546-A-AMAZONIA-PARAENSE-NA-SALA-DE-AULA--A-INSERCAO-DA-CULTURA-LOCAL-EM-ATIVIDADES-DE-TURMAS-DO-2-ANO-DA-ESCOLA-DE-A. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes