PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AUTISTAS: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610510  
Título do Trabalho
PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AUTISTAS: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA
Autores
  • Klycia Talita de Jesus Lobato
  • Gabriel da Silva Mendonça
  • Andreia da Silva Miranda
  • Maria Leonor Vale Gama
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
02. Práticas pedagógicas inclusivas
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610510-proposta-pedagogica-para-autistas--o-uso-de-jogos-didaticos-como-estrategia-para-o-ensino-da-lingua
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Ensino. Jogos didáticos. Transtorno do Espectro do Autismo.
Resumo
De acordo com a DSM V – 5ª Revisão do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mental –, o Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode comprometer a fala e a escrita. Pontua-se aqui, que as estereotipias do TEA interferi na interação sociocomunicacional o que se torna mais uma das variáveis que dificulta a inclusão escolar. Nesse sentido, os docentes de Português necessitam de estratégias metodológicas para que seus alunos com TEA sejam inclusos em um espaço educacional plural. Neste ínterim, este trabalho tem como objetivo identificar a compreensão textual do aluno autista por meio da proposta pedagógica. A solução é um jogo didático que visa facilitar o ensino-aprendizado dos conteúdos de Português. A proposta é fundamentada nas concepções do DSM V (APA, 2013), na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID – 11), na BNCC (2017) (EF69LP05) (EF69LP30) e nos pressupostos de Grandin (2015). Outrossim, as específicas habilidades da BNCC (2017) contemplam: Deduzir em textos multissemióticos o efeito de sentido de figuras ambíguas; fazer a comparação dos conteúdos e informações de diversas fontes. A tecnologia foi aplicada com três Autistas assistidos pelo Núcleo ACESSAR – UFRA. Está proposta sucedeu-se em sessões onde foi enfatizado o desenvolvimento de interpretação, escrita e leitura. Para isso, a solução foi uma atividade didática de narração partindo-se de uma metodologia construtiva. Como resultado, os usuários apresentaram registros verbal e não-verbal, no que diz respeito à produção textual e à análise paralinguística, sobre o tema bullying.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LOBATO, Klycia Talita de Jesus et al.. PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AUTISTAS: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610510-PROPOSTA-PEDAGOGICA-PARA-AUTISTAS--O-USO-DE-JOGOS-DIDATICOS-COMO-ESTRATEGIA-PARA-O-ENSINO-DA-LINGUA. Acesso em: 19/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes