ENTRE O VÍRUS E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: SENTIDOS DE ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.609838
Título do Trabalho
ENTRE O VÍRUS E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: SENTIDOS DE ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autores
  • José Rafael Barbosa Rodrigues
  • Leticia Carneiro da Conceição
  • CARLOS JORGE PAIXÃO
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
05. Formação inicial e continuada de professores, Currículo e Avaliação.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/609838-entre-o-virus-e-as-desigualdades-educacionais--sentidos-de-escola-em-tempos-de-pandemia
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Sentidos de escola; Pandemia; Discurso; Desigualdades Educacionais.
Resumo
O texto busca problematizar os sentidos de escola produzidos em meio a disseminação do COVID-19 no Brasil. Especificamente, analisa os discursos ensejados por orientações de retorno às aulas presenciais e em regime híbrido de duas redes estaduais do norte do brasil. Trata-se de uma análise documental em uma aproximação com uma perspectiva teórico-metodológica discursiva, que busca compreender os sentidos de escola produzidos enquanto uma disputa antagônica pela fixação de articulações políticas. Os resultados apontam que os documentos orientadores de retorno às aulas demarcam sentidos relacionados à escola para fins de cumprimento de carga horária mínima definida em legislação e de prescrição de conteúdos mínimos para aprendizagem, o que vai na contramão da educação enquanto um direito público. Assim, não havendo uma reflexão mais ampliada sobre o atual momento pandêmico na definição destas orientações para a educação básica, este quadro pode aprofundar as desigualdades educacionais já existentes.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

RODRIGUES, José Rafael Barbosa; CONCEIÇÃO, Leticia Carneiro da; PAIXÃO, CARLOS JORGE. ENTRE O VÍRUS E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: SENTIDOS DE ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/609838-ENTRE-O-VIRUS-E-AS-DESIGUALDADES-EDUCACIONAIS--SENTIDOS-DE-ESCOLA-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes