ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO NA EAUFPA: ENTRE VIVÊNCIAS E REFLEXÕES

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.609645  
Título do Trabalho
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO NA EAUFPA: ENTRE VIVÊNCIAS E REFLEXÕES
Autores
  • Rebeca Tayssa Pinto Marques
  • Julian Karla Diniz Neris
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
09. O Estágio como pesquisa e a pesquisa em Estágio.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/609645-estagio-supervisionado-em-gestao-e-coordenacao-na-eaufpa--entre-vivencias-e-reflexoes
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Estágio Supervisionado, Anos Iniciais, Coordenação Pedagógica.
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a vivência em Estágio Supervisionado da disciplina Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará-UFPA o qual foi cumprido na Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação da UFPA, para tanto pretende-se pôr em tela o Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará-UFPA abordando os aspectos históricos e teóricos relacionando a importância das vivências proporcionadas pelo Estágio Supervisionado. Como percurso metodológico, fez-se a utilização de estudos bibliográficos que se ancoram nos trabalhos de Vasconcelos, Franco e Pimenta. O trabalho está estruturado em quatro seções, a primeira seção com notas introdutórias, em seguida inicia-se uma breve análise do Projeto Político Pedagógico da Universidade Federal do Pará—PPP-UFPA e seus eixos estruturadores curriculares, com destaque no Estágio Supervisionado que está situado no eixo de aprofundamento. A terceira, evidencia-se o processo histórico da escola, a organização da Coordenação Pedagógica e a vivência do Estágio Supervisionado Curricular dialogando com os autores e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB. Por fim, realiza-se uma breve discussão das vivências e o papel dialógico da Coordenação Pedagógica como articuladora nos processos pedagógicos entre estudantes, docentes e responsáveis.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MARQUES, Rebeca Tayssa Pinto; NERIS, Julian Karla Diniz. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO NA EAUFPA: ENTRE VIVÊNCIAS E REFLEXÕES.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/609645-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-EM-GESTAO-E-COORDENACAO-NA-EAUFPA--ENTRE-VIVENCIAS-E-REFLEXOES. Acesso em: 05/10/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes