O RESPEITO AO PRINCÍPIO DA DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO COM A ADOÇÃO DE SESSÕES VIRTUAIS DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO PELO CEJUSC DE PONTA GROSSA EM MEIO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Publicado em 08/09/2020 - ISSN: 2178-3314

Título do Trabalho
O RESPEITO AO PRINCÍPIO DA DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO COM A ADOÇÃO DE SESSÕES VIRTUAIS DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO PELO CEJUSC DE PONTA GROSSA EM MEIO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)
Autores
  • Millena Gabriele Genso
  • Gabriele Ferreira da Silva Carvalho
  • Ana Paula Parra Leite
Modalidade
Artigo
Área temática
GT 1: Direito Civil e Processual Civil no contexto da COVID-19
Data de Publicação
08/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xisimposiojuridico2020/266336-o-respeito-ao-principio-da-duracao-razoavel-do-processo-com-a-adocao-de-sessoes-virtuais-de-mediacao-e-conciliaca
ISSN
2178-3314
Palavras-Chave
Mediação e conciliação, CEJUSC, COVID-19
Resumo
O presente trabalho tem como problema a relação do princípio da duração razoável do processo com a realização de audiências virtuais pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do município de Ponta Grossa. Tem-se, como objetivo geral, a verificação da existência dessa relação e, como objetivos específicos, descrever o processo de concretização do entendimento de que os métodos alternativos de resolução de conflitos também seriam ferramentas aplicáveis para solução de impasses, com enfoque na mediação e conciliação; retratar o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19); e explicitar sua influência no Poder judiciário paranense. Em primeiro momento, discorreu-se sobre os métodos autocompositivos, esmiuçando os institutos de mediação e conciliação. Em novo momento, faz-se um relato do impacto da pandemia do novo coronavírus ao redor do mundo e no Brasil, bem como é descrita a influência dessa adversidade no Poder Judiciário. Ainda, foram relatados os posicionamentos dos órgãos judiciários, que decidiram em prol da paralisação das atividades presenciais e iniciação das sessões virtuais, as quais começaram, no CEJUSC de Ponta Grossa, no final de abril. Nesse trabalho, foram utilizados o método dedutivo e a técnica de pesquisa documental indireta, do tipo bibliográfica e documental, dado ao uso da legislação, livros e notícias. Ainda, foi solicitada a técnica de pesquisa documental direta, com levantamento de campo, utilizando os dados fornecidos pelo CEJUSC de Ponta Grossa. Por último, os resultados obtidos pela pesquisa foram totais, pois, ao se analisar os dados fornecidos por esse CEJUSC, constatou-se o respeito ao princípio.
Título do Evento
XI Simpósio Jurídico dos Campos Gerais
Título dos Anais do Evento
Anais do XI Simpósio Jurídico dos Campos Gerais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GENSO, Millena Gabriele; CARVALHO, Gabriele Ferreira da Silva; LEITE, Ana Paula Parra. O RESPEITO AO PRINCÍPIO DA DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO COM A ADOÇÃO DE SESSÕES VIRTUAIS DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO PELO CEJUSC DE PONTA GROSSA EM MEIO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19).. In: Anais do XI Simpósio Jurídico dos Campos Gerais. Anais...Ponta Grossa(PR) Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xisimposiojuridico2020/266336-O-RESPEITO-AO-PRINCIPIO-DA-DURACAO-RAZOAVEL-DO-PROCESSO-COM-A-ADOCAO-DE-SESSOES-VIRTUAIS-DE-MEDIACAO-E-CONCILIACA. Acesso em: 20/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes