ANÁLISE COMPARATIVA DAS MEDIDAS TOMADAS EM RELAÇÃO AO COVID-19 POR TWAIN E O ESTADO DO PARANÁ: UM ESTUDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

Publicado em 08/09/2020 - ISSN: 2178-3314

Título do Trabalho
ANÁLISE COMPARATIVA DAS MEDIDAS TOMADAS EM RELAÇÃO AO COVID-19 POR TWAIN E O ESTADO DO PARANÁ: UM ESTUDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
Autores
  • Gabriela Beatriz Presente
  • Maria Eduarda Cavalli Pinto
  • Dhyego Câmara de Araujo
Modalidade
Artigo
Área temática
GT 4: As interfaces do Direito Público com a pandemia da COVID-19
Data de Publicação
08/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xisimposiojuridico2020/266275-analise-comparativa-das-medidas-tomadas-em-relacao-ao-covid-19-por-twain-e-o-estado-do-parana---um-estudo-de-poli
ISSN
2178-3314
Palavras-Chave
Taiwan; Paraná; políticas públicas; comparativo; Covid-19.
Resumo
Este artigo tem como intuito expor as políticas públicas adotadas em Taiwan e no Estado do Paraná. Serão analisadas a postura de ambos os gestores públicos, como estão enfrentando a pandemia da Covid-19, quais as medidas empregadas por esses e como cada corpo social está se portando. Após o levantamento de dados, uma comparação entre os dois territórios será feita, explicitando as diferenças em como os dois líderes estão combatendo a eminente situação vivenciada globalmente, e o sucesso taiwanês. Por subsequente, serão levantadas possíveis hipóteses de enfrentamento ao avanço da doença: o porquê esta comparação é possível, qual território teve medidas mais eficazes e quais as medidas tomadas por Taiwan que poderiam ser implantadas no Paraná, tendo em vista a dificuldade da contenção pandêmica, não só no Paraná, mas como no Brasil. Obtiveram-se como resultados as seguintes respostas: a comparação é possível devido ambos possuírem regime democrático; o território que teve medidas mais eficazes, comparando as políticas públicas implantadas e o número de casos em uma adequação de área e densidade demográfica, foi Taiwan; foram levantadas três medidas que poderiam ser executadas no Estado do Paraná – uma relacionada à inspeção de aviões, ônibus e portos; a segunda é sobre a criação de um aplicativo para usuários relatarem seu trajeto quando vindos de outras regiões e se possuem algum sintoma da doença; e a última é acerca distribuição de testes e máscaras. Foram empregados neste artigo o método dedutivo, método comparativo, documentação indireta e fontes primárias e secundárias.
Título do Evento
XI Simpósio Jurídico dos Campos Gerais
Título dos Anais do Evento
Anais do XI Simpósio Jurídico dos Campos Gerais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PRESENTE, Gabriela Beatriz; PINTO, Maria Eduarda Cavalli; ARAUJO, Dhyego Câmara de. ANÁLISE COMPARATIVA DAS MEDIDAS TOMADAS EM RELAÇÃO AO COVID-19 POR TWAIN E O ESTADO DO PARANÁ: UM ESTUDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS... In: Anais do XI Simpósio Jurídico dos Campos Gerais. Anais...Ponta Grossa(PR) Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xisimposiojuridico2020/266275-ANALISE-COMPARATIVA-DAS-MEDIDAS-TOMADAS-EM-RELACAO-AO-COVID-19-POR-TWAIN-E-O-ESTADO-DO-PARANA---UM-ESTUDO-DE-POLI. Acesso em: 16/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes