PENSAMENTO COMPLEXO E ALFABETIZAÇÃO: INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS NA BASE DE DADOS SCOPUS

Publicado em 24/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1259-1

Título do Trabalho
PENSAMENTO COMPLEXO E ALFABETIZAÇÃO: INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS NA BASE DE DADOS SCOPUS
Autores
  • Elizabeth Matilda Oliveira Williams
  • ANDRE FERNANDO UEBE MANSUR
  • Patricia Helena Barbosa Azevedo
  • Gerson Tavares do Carmo
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL - RESUMO EXPANDIDO
Área temática
GT 07 - INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Data de Publicação
24/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/875657-pensamento-complexo-e-alfabetizacao--indicadores-bibliometricos-na-base-de-dados-scopus
ISBN
978-65-272-1259-1
Palavras-Chave
Pensamento Complexo; Alfabetização; Scopus.
Resumo
A Fonoaudiologia sendo uma área da saúde e educação, poderia trabalhar com a Pedagogia em sala de aula dando um suporte no processo de alfabetização com o Pensamento Complexo aplicado. O objetivo deste trabalho foi destacar, por meio da análise bibliométrica, as produções acadêmicas, indexadas na base científica de dados Scopus sobre o tema Pensamento Complexo e alfabetização de 2010 até 2024. Para tal, foi realizado um levantamento, na base Scopus, em junho de 2024 para identificação dos principais autores, instituições, periódicos e áreas que mais publicam a respeito do tema. A taxa média de crescimento anual das publicações a respeito do tema (12,7%) é maior do que média de crescimento considerando todos os temas (5,4% ao ano). Foi possível identificar que o Brasil é o 13º país que mais publica a respeito do tema, apresentando em torno de 1,6% de crescimento anual de artigos, sendo que a área das Ciências Sociais foi a principal área de publicação de artigos relacionados ao tema. O México ficou em primeiro lugar de publicação do tema relacionado (36,1%), vindo em seguida os Estados Unidos (31%). O idioma com as principais publicações dos artigos sobre o temas foi o Inglês. Conclui-se que o número de publicações por ano a respeito do Pensamento Complexo a Alfabetização na base Scopus teve uma crescente a partir de 2010 até a atualidade.
Título do Evento
XIII CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Cidade do Evento
Montes Claros
Título dos Anais do Evento
Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WILLIAMS, Elizabeth Matilda Oliveira et al.. PENSAMENTO COMPLEXO E ALFABETIZAÇÃO: INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS NA BASE DE DADOS SCOPUS.. In: Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/875657-PENSAMENTO-COMPLEXO-E-ALFABETIZACAO--INDICADORES-BIBLIOMETRICOS-NA-BASE-DE-DADOS-SCOPUS. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes