O PARADIGMA DA FUNCIONALIDADE E AS PRÁTICAS PSICODRAMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 24/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1259-1

Título do Trabalho
O PARADIGMA DA FUNCIONALIDADE E AS PRÁTICAS PSICODRAMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Sonia Mendes
  • ELIZABETH RAMOS DA SILVA
  • Danilo de Assis RODRIGUES
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL - RESUMO EXPANDIDO
Área temática
GT 09 - ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL PARA UM MUNDO EM CONFLITO: DESENVOLVIMENTOS, MITOS, IDEIAS E PROJETO
Data de Publicação
24/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/871810-o-paradigma-da-funcionalidade-e-as-praticas-psicodramaticas-na-formacao-de-profissionais-da-educacao--um-relato-d
ISBN
978-65-272-1259-1
Palavras-Chave
Funcionalidade; Inclusão; Professores
Resumo
O presente estudo apresenta a inclusão nas unidades educacionais por meio da capacitação profissional de professores, abordando a união do paradigma da funcionalidade e as práticas psicodramáticas. Como metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação (CHIZOTTI, 2006). O trabalho foi realizado através de oficinas que trataram experiências que promoveram a interdisciplinaridade e a troca de saberes entre educadores, visando construir uma perspectiva mais inclusiva e colaborativa. A fundamentação teórica apoia-se no Psicodrama (MORENO, 1988) que introduz o “teatro da espontaneidade” como ferramenta para exploração e resolução de conflitos sociais, buscando a transformação. Essa abordagem foi aliada ao paradigma da Funcionalidade da Organização Mundial da Saúde (2007) que preconiza o foco na funcionalidade em vez das limitações (FERREIRA; FERNANDES, 2019). As atividades desenvolvidas incluíam a participação dos alunos com deficiência intelectual e autismo através de atividades logísticas e de apoio. Conclui-se que a participação dos indivíduos com deficiência intelectual representa uma vivência significativa para formação continuada de profissionais voltados a Inclusão.
Título do Evento
XIII CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Cidade do Evento
Montes Claros
Título dos Anais do Evento
Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDES, Sonia; SILVA, ELIZABETH RAMOS DA; RODRIGUES, Danilo de Assis. O PARADIGMA DA FUNCIONALIDADE E AS PRÁTICAS PSICODRAMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/871810-O-PARADIGMA-DA-FUNCIONALIDADE-E-AS-PRATICAS-PSICODRAMATICAS-NA-FORMACAO-DE-PROFISSIONAIS-DA-EDUCACAO--UM-RELATO-D. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes