O (DES)ÓCIO CONTEMPORÂNEO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EXISTENCIAIS SOBRE O ÓCIO NA SOCIEDADE DO DESEMPENHO

Publicado em 24/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1259-1

Título do Trabalho
O (DES)ÓCIO CONTEMPORÂNEO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EXISTENCIAIS SOBRE O ÓCIO NA SOCIEDADE DO DESEMPENHO
Autores
  • Lorena de Azevedo Gomes
  • Daniel Fonseca Ferreira
  • Gabriel Derrico
  • Crisóstomo Lima do Nascimento
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL - RESUMO EXPANDIDO
Área temática
GT 24 - SENTIDO E EXPERIÊNCIA: DESAFIOS PARA INTERDIÇÕES NECESSÁRIAS NAS RELAÇÕES HEDONISTAS DAS SOCIEDADES DO DESEMPENHO
Data de Publicação
24/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/871435-o-(des)ocio-contemporaneo-e-seus-desdobramentos-no-ambito-da-educacao--reflexoes-existenciais-sobre-o-ocio-na-soc
ISBN
978-65-272-1259-1
Palavras-Chave
Ócio, Educação, Filosofias da Existência
Resumo
Este trabalho se propõe a pensar por meio de reflexões existenciais sobre o (des)ócio contemporâneo e seus desdobramentos no âmbito da educação, partindo do pressuposto de que a contemporaneidade está atravessada pela lógica do desempenho e da produtividade capitalista, que desvaloriza cada vez mais os processos, o ócio criativo e o pensamento meditativo, outrora supervalorizados na sociedade grega ateniense em séculos passados. A valorização do ócio naquele tempo contribuiu para que a Grécia se tornasse o berço da civilização, tendo em vista o quanto os atenienses valorizavam a abertura de espaços para a construção coletiva de ideias no campo artístico, político, educacional, etc. Entretanto, com o advento do capitalismo, percebe-se uma intensificação da lógica de exploração e obtenção que atravessam as estruturas fundamentais vigentes no âmbito da educação. Logo, se faz necessário um aprofundamento das estruturas que engendram tais práticas limitantes, a fim de algum modo minimizá-las, potencializando a liberdade criativa do ser ao longo da sua existência, bem como, valorizando a condição de um certo ócio tão evitado atualmente. Para isso, foi adotada como metodologia a revisão da literatura, com os autores: Martin Heidegger (2002), Byung-Chul Han (2015, 2018), Domenico De Masi (2000) e Istvan Mészáros (2005).
Título do Evento
XIII CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Cidade do Evento
Montes Claros
Título dos Anais do Evento
Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Lorena de Azevedo et al.. O (DES)ÓCIO CONTEMPORÂNEO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EXISTENCIAIS SOBRE O ÓCIO NA SOCIEDADE DO DESEMPENHO.. In: Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/871435-O-(DES)OCIO-CONTEMPORANEO-E-SEUS-DESDOBRAMENTOS-NO-AMBITO-DA-EDUCACAO--REFLEXOES-EXISTENCIAIS-SOBRE-O-OCIO-NA-SOC. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes