ENTRE INDICADORES E REALIDADE: ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DA MATURIDADE EM SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE GUARAMIRANGA/CE.

Publicado em 23/06/2026 - ISBN: 978-65-272-2501-0

Título do Trabalho
ENTRE INDICADORES E REALIDADE: ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DA MATURIDADE EM SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE GUARAMIRANGA/CE.
Autores
  • Ricardo Anselmo Maotse
  • Taima Geraldo Nacusse
  • João Paulo Barroso Pinto
  • ANDREA BESSA TEIXEIRA
  • Luís Otávio Rigo Junior
  • Francisca Joseane Farias Guerra
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Eixo 6: Integração Ensino-Serviço-Comunidade nas Ações do PET-Saúde
Data de Publicação
23/06/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xii-semana-enfermagem-graduacao-unilab/1554306-entre-indicadores-e-realidade--analise-critico-reflexiva-da-maturidade-em-saude-digital-na-atencao-primaria-de-g
ISBN
978-65-272-2501-0
Palavras-Chave
Avaliação em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde; Educação Permanente em Saúde; Interoperabilidade da Informação em Saúde.
Resumo
PET Saúde: Informação e Saúde Digital / GAT-08 A incorporação da saúde digital fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS), e contribui para a qualificação dos serviços e ampliação do acesso ao cuidado. Entretanto, os indicadores oficiais nem sempre refletem a realidade dos territórios quanto ao uso das tecnologias. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os indicadores de saúde digital e a prática nos serviços de APS, a partir de abordagem qualitativa baseada em visita técnica, atividade formativa e escuta qualificada de profissionais. A atividade incluiu exposição dialógica sobre conceitos e estratégias de saúde digital, seguida de momento de diálogo com profissionais da APS, incluindo enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Os relatos evidenciaram desafios relacionados à baixa interoperabilidade entre os sistemas de informação, limitações operacionais e entraves nos fluxos de trabalho, além de apontarem experiências exitosas no uso de ferramentas como o e-SUS APS e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A análise comparativa evidenciou que, embora o município apresente Índice Nacional de Maturidade Digital de 0,17, classificado como baixo, a prática dos profissionais revela maior domínio das tecnologias, indicando discrepância entre os indicadores oficiais e a realidade local. Destacou-se como principal lacuna a ausência de estratégias de capacitação contínua e certificação formal das competências já desenvolvidas na prática. Como desdobramento, foram propostas oficinas formativas voltadas à qualificação do uso dos sistemas e ao fortalecimento das competências digitais dos profissionais. Conclui-se que os indicadores oficiais podem subestimar a capacidade instalada nos serviços, gerando distorções no planejamento de políticas públicas e na alocação de recursos. Torna-se necessário, portanto, incorporar mecanismos que considerem os saberes práticos e a realidade dos territórios na avaliação da maturidade digital em saúde.
Título do Evento
XII Semana de Enfermagem da Graduação da Unilab/ III Semana de Enfermagem da Pós-graduação/ I Seminário Sobre Inovações Tecnológicas em Saúde: Aplicações Para a Prática no Contexto da Lusofonia
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Enfermagem da Graduação da Unilab/Semana de Enfermagem da Pós-graduação/Seminário sobre Inovações Tecnológicas em Saúde: aplicações para a prática no contexto da lusofonia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAOTSE, Ricardo Anselmo et al.. ENTRE INDICADORES E REALIDADE: ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DA MATURIDADE EM SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE GUARAMIRANGA/CE... In: Anais da Semana de Enfermagem da Graduação da Unilab/Semana de Enfermagem da Pós-graduação/Seminário sobre Inovações Tecnológicas em Saúde: aplicações para a prática no contexto da lusofonia. Anais...Redenção(CE) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xii-semana-enfermagem-graduacao-unilab/1554306-ENTRE-INDICADORES-E-REALIDADE--ANALISE-CRITICO-REFLEXIVA-DA-MATURIDADE-EM-SAUDE-DIGITAL-NA-ATENCAO-PRIMARIA-DE-G. Acesso em: 26/06/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes