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Apresentação

XII Encontro Redestrado Brasil: "Direito à educação e valorização docente: Prioridade nacional" A Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado) foi criada em 1999, por iniciativa do Grupo de Trabalho “Educação, Trabalho e Exclusão Social” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), como um espaço de interlocução entre pesquisadores/as sobre o tema. Nos seus 23 anos de existência, a Rede Estrado foi se consolidando como importante produtora e difusora de conhecimento sobre o trabalho docente na região latino-americana, articulando pesquisadores/as vinculados a universidades e centros de pesquisa, aos sindicatos e a outros movimentos que atuam em favor da valorização da profissão docente. Atualmente, a Rede Estrado está estruturada em 12 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. Além de pesquisas e estudos comparados, a Rede Estrado realiza seminários internacionais e nacionais, debates sobre temas específicos, além de publicações de livros, dossiês em revistas e outros materiais (anais de seminários, relatórios de pesquisa, etc.). A cada dois anos, a rede promove seminários internacionais em diferentes países da América Latina, intercalados com seminários nacionais, sempre itinerantes, promovidos nos distintos países parceiros e em diferentes universidades. Nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2024 a Rede Estrado promoveu o XII Encontro da Redestrado Brasil com o tema “Direito à educação e valorização docente: prioridade nacional” na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na cidade de Belo Horizonte/MG. A escolha desse tema para o XII Encontro expressa o compromisso da rede a luta do direito à educação que engloba, entre outras dimensões, a valorização do trabalho docente. Depois de tempos nefastos, o Brasil voltou a ter políticas educacionais e discussões importantes como a Conferência Nacional e o novo Plano Nacional de Educação. O debate democrático voltou à agenda nacional. Políticas estão sendo retomadas e reconstruídas em um contexto de disputas de projetos, marcado por diversas formas de privatização, de precarização e intensificação do trabalho docente e, ainda, violências de gênero e racismo. As mudanças nos sistemas educacionais, reestruturações produtivas e grandes eventos de impacto global têm catalisado processos de reconfiguração da docência no mundo e, em especial, no Brasil. Mesmo reconhecendo os avanços, questiona-se em que medida o direito à educação e a valorização do trabalho docente estão sendo colocados como prioridade nacional. Essa realidade desafia as pesquisas, mas também as lutas em torno de uma educação pública inclusiva e de qualidade para todos/as. Neste encontro contamos com três diferentes modalidades de submissão de trabalhos: relato de experiência, pôsteres e trabalhos científicos. A publicação dos Anais do XII Encontro da Redestrado Brasil confere a riqueza dos estudos desenvolvidos sobre o trabalho docente no contexto brasileiro. O compromisso da Rede Estrado Brasil é divulgar esses estudos e pesquisas a partir de dois objetivos principais: contribuir com a produção do conhecimento e com a transformação e melhoria das condições do trabalho de todos/as os/as docentes.



Programação

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DO XII ENCONTRO REDESTRADO BRASIL





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Responsável

Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente - Brasil 

(Rede Estrado Brasil)

E-mail

redestradobrasil@gmail.com

Instagram

@redeestradobrasil


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