{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Em vossas mãos e olhos têm-se os Anais do XI Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE) que reúne 107 (cento e sete) trabalhos apresentados neste evento que, ao longo dos anos, tem reunido as universidades do estado de Goiás para refletir sobre a formação de professores/as por meio da pesquisa em Didática e Práticas de Ensino, assumindo a Didática como Ciência da Educação, como defendem os apresentadores da obra "Didática crítica no Brasil".

O XI EDIPE, sob o tema geral "Desigualdades, tecnologias e didática: desafios para a construção de uma escola socialmente justa", foi estruturado em conferências, mesas-redondas, palestras e Grupos de Trabalho (GTs) e, nestes, exclusivamente, a apresentação de comunicações orais. O evento, realizado em Goiânia-Goiás, no período de 17 a 19 de novembro de 2025, reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores/as e docentes (iniciantes e experientes do campo acadêmico) e professores/as da educação básica para dialogar sobre escola e didática, considerando as perspectivas e os desafios para a construção de uma escola socialmente justa. Reafirmamos o imperativo de se discutir os desafios para erradicação das desigualdades (em sentido amplo), a maior adaptabilidade às tecnologias, sobretudo, as digitais e, em seu bojo, o papel da Didática no enfrentamento destes desafios.

Nesta edição do EDIPE, reforçamos as parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Federal de Jataí (UFJ), a Universidade de Rio Verde (UniRV) e a Universidade Federal de Catalão (UFCat). As parcerias têm sido um potente motivador para a continuidade do EDIPE, mesmo com a escassez de recursos financeiros que, sobretudo, as universidades federais vêm sofrendo ao longo dos anos.

Como nos demonstram as produções sobre políticas públicas educacionais, de natureza dialética, as contradições nunca se ausentaram do centro das atenções e estas permanecem neste XI EDIPE, pois, se por um lado, avançamos em muitos aspectos com o atual governo federal, por outro, há um contra-ataque neoliberal de mercantilização da escola, plataformização da gestão da escola e do trabalho docente, responsabilização e cobrança por resultados e índices quantificados em testes de larga, entre outros. Enfim, contradições que são postas à Didática, aos pesquisadores e professores, as quais o EDIPE tem o compromisso de desvelar em direção à lógica humanista, pautada na dialética e no direito à educação. Essa lógica é estruturante dos trabalhos (completos e em andamento) que compõem estes Anais. Tratam-se de 107 trabalhos submetidos aos 15 Grupos de Trabalho (GTs) que compõem a programação do XI EDIPE, a saber:

GT 1 - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

GT 2 - Língua e Literatura Estrangeiras

GT 3 - Artes

GT 4 - Física, Química, Biologia e Ciências

GT 5 - Matemática

GT 6 - Educação Física

GT 7 – Geografia

GT 8 - História

GT 9 - Didática, Práticas de Ensino e Estágio

GT 10 - Filosofia 

GT 11 - Psicologia da Educação

GT 12 – Sociologia

GT 13 - Diálogos abertos sobre educação básica (ensino médio e e Educação de Jovens e Adultos)

GT 14 - Diálogos abertos sobre educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos)

GT 15 – Educação Profissional e Tecnológica

O conjunto dos trabalhos que compõem estes anais sintetizam estudos e pesquisas no campo da Didática e das Práticas de Ensino numa perspectiva crítica e progressista.  Todos/as estão livres para concordar ou discordar, mas, fazemos o convite para que façam a leitura dos textos ora apresentados. Sigamos firmes na resistência, mesmo sob contradições, e na defesa de uma didática de lógica humanista e, portanto, dialética, na erradicação das desigualdades sociais e educacionais, alinhados/as à sustentabilidade global (Agenda 2030) em contraposição à lógica neoliberal e capitalista. Defendemos, a escola pública, gratuita, democrática e socialmente justa.  

 

 

Goiânia, novembro de 2025.

 

 

Profa Dra. Marcilene Pelegrine Gomes/UFG

Prof. Dr. Claudionor Renato da Silva /UFJ

Profa Dra. Adda Daniela Lima Figueredo Echalar/UFG





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

REDES SOCIAIS


Email - cepedgo@gmail.com

Site - http://cepedgoias.com.br/ 

Instagram - https://www.instagram.com/cepedgoias/ 

Facebook - https://www.facebook.com/cepedgoias 

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCe-anuTltnQQkmgcuwkk56g 


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}