Título do Trabalho
IMPACTOS DA COVID-19 NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Autores
  • Samara Da Silva Louzada Da Silveira
  • Michele Calil dos Santos Alves
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/939983-impactos-da-covid-19-no-desenvolvimento-da-linguagem
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Aquisição da linguagem, COVID-19, Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL), MABILIN, Psicolinguística experimental.
Resumo
A aquisição da linguagem é uma fase essencial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, que necessitam intensamente de estímulos linguísticos e interações sociais recorrentes para seu desenvolvimento linguístico (Kennedy, 2022). No entanto, durante a pandemia de COVID-19, as restrições impostas pelo isolamento social e o fechamento das escolas provocaram uma intensa redução nesses estímulos, resultando em um impacto negativo no desenvolvimento linguístico infantil. Tendo isso em vista, o presente projeto tem por objetivo investigar os impactos da pandemia da COVID-19 no desenvolvimento da linguagem em crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Um diagnóstico do desenvolvimento das habilidades sintáticas será realizado, para que se possa descobrir quais estruturas gramaticais as crianças demonstram mais dificuldades. Ademais, será identificado as crianças com maiores dificuldades e riscos de desenvolver o Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Este estudo é, portanto, uma pesquisa de abordagem quantitativa de metodologia experimental, utilizando-se do MABILIN para a coleta de dados e para aferir seus resultados. O MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas) é um instrumento de avaliação composto por diferentes módulos, que foi criado para identificar crianças com possíveis dificuldades linguísticas, com foco particular no diagnóstico de TDL, ao avaliar o desempenho das crianças em tarefas que envolvem o processamento linguístico de estruturas sintáticas complexas, de alto custo computacional, como sentenças passivas, interrogativas e relativas restritivas. No procedimento típico do instrumento, as crianças são apresentadas a uma série de imagens e, em seguida, ouvem uma sentença. A tarefa da criança é escolher a imagem que corresponde à sentença que ouviu, e a partir do desempenho nessas tarefas, o MABILIN permite a identificação de dificuldades específicas na compreensão e produção de estruturas sintáticas complexas, que podem ser indicativas de TDL. Com base em Corrêa (2012), cujo estudo realizado na cidade do Rio de Janeiro revelou que 9,3% das crianças testadas apresentaram dificuldades na compreensão de estruturas sintáticas, espera-se que em um cenário pós-pandêmico o percentual de crianças com baixo desempenho no MABILIN seja ainda maior. Além disso, espera-se que crianças de situações socioeconômicas menos favorecidas estarão mais propensas a apresentar déficits linguísticos, devido às condições educacionais adversas durante a pandemia. A partir disso, conclui-se, então, que o presente projeto é de extrema relevância no contexto pós-pandêmico, visto que contribui para fornecer uma avaliação detalhada das dificuldades linguísticas fomentadas pela pandemia. Além disso, identificar e intervir nos possíveis casos de risco de desenvolvimento de TDL é essencial para viabilizar que as crianças prejudicadas pela pandemia possam recuperar e desenvolver plenamente suas habilidades linguísticas, que são cruciais para o sucesso educacional e social.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVEIRA, Samara Da Silva Louzada Da; ALVES, Michele Calil dos Santos. IMPACTOS DA COVID-19 NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/939983-IMPACTOS-DA-COVID-19-NO-DESENVOLVIMENTO-DA-LINGUAGEM. Acesso em: 13/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes