Título do Trabalho
APRENDIZADO DA LEITURA EM UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
Autores
  • Ismaela Santos de Souza Góes
  • Michele Calil dos Santos Alves
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/939831-aprendizado-da-leitura-em-um-contexto-pos-pandemico
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Leitura, Alfabetização, COVID-19, Psicolinguística Experimental.
Resumo
Segundo Frith (1985), há três estratégias de leitura em crianças utilizadas ao longo de suas trajetórias leitoras, são elas: logográfica, fonológica e lexical. A última encontra-se no estágio ortográfico e faz com que a criança, quando já exposta a muitos textos, seja capaz de identificar uma palavra escrita de forma errada. Entretanto, essa capacidade pode ter sido adquirida menos rapidamente durante a pandemia da COVID-19 justamente por falta de exposição à escrita devido ao fechamento das escolas resultante do ‘lockdown’. Nesse cenário, muitas crianças não tiveram acesso ao ensino remoto, principalmente as de situação de vulnerabilidade, e tanto as escolas quanto os professores não estavam preparados para a adaptação ao ensino à distância. A fala pode ser adquirida naturalmente através de estímulos no seu devido tempo dentro da hipótese racionalista, todavia a leitura e escrita não são naturais como a fala e precisam ser ensinadas às crianças. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo verificar a habilidade de leitura das crianças em fase de alfabetização de uma turma de 2º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Nova Iguaçu–RJ, através do Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras - TCLPP (Capovilla e Capovilla, 2004), tendo em vista o contexto pós-pandêmico. Além disso, tem-se como objetivo identificar eventuais riscos de desenvolvimento de transtornos de aprendizagem na alfabetização dos examinados, como a dislexia, por exemplo, de modo a facilitar futuras intervenções. O método de pesquisa é quantitativo e experimental e envolve a aplicação do TCLPP, como já mencionado. Este teste é composto por sete tipos de itens em que possuem pares formados por uma figura e um elemento escrito abaixo desta figura, totalizando 70 itens. Além disso, há oito itens de treino para ilustrar. A tarefa da criança é marcar um “C” nos pares compostos de palavras ortograficamente corretas e semanticamente corretas, estes são do tipo 1 e tipo 2, respectivamente, que serão exemplificados adiante. Em contrapartida, os pares do tipo 3, 4, 5, 6 e 7 devem ser rejeitados, ou seja, marcados com um “X”. Os sete tipos de itens são: 1) palavras corretas regulares, como PIPA sob a figura de pipa; 2) palavras corretas irregulares, como XADREZ sob a figura de xadrez; 3) palavras semanticamente incorretas, como SORVETE sob a figura de bombom; 4) pseudopalavras com trocas visuais, como ESTERLA sob a figura de estrela; 5) pseudopalavras com trocas fonológicas, como MÁCHICO sob a figura de mágico; 6) pseudopalavras homófonas, como JÊLU sob a figura de gelo; e 7) pseudopalavras estranhas, como JAMELO sob a figura de tênis. Portanto, as estratégias de leitura de Frith (1985) são levadas em consideração ao examinar os erros e acertos das crianças no teste. A partir disso, esperam-se resultados que confirmem a hipótese de que, em decorrência da pandemia, houve um aumento das dificuldades das crianças na leitura. Com isso, espera-se que as crianças examinadas do município de Nova Iguaçu apresentem dificuldades nas estratégias de leitura fonológica e lexical, o que corresponde a mais erros nos itens 5 e 6, respectivamente. O presente estudo faz, então, uma análise de como a falta de estímulos, agravada pela pandemia, pode prejudicar a aprendizagem na alfabetização, sobretudo na leitura.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GÓES, Ismaela Santos de Souza; ALVES, Michele Calil dos Santos. APRENDIZADO DA LEITURA EM UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/939831-APRENDIZADO-DA-LEITURA-EM-UM-CONTEXTO-POS-PANDEMICO. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes