ANÁLISE DA INTERPRETAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UFRRJ SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE: REFLEXÕES E SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
ANÁLISE DA INTERPRETAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UFRRJ SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE: REFLEXÕES E SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autores
  • Thales da Silva Barroso Pessoa
  • Marcelo Almeida Bairral
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Humanas - Educação
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/938456-analise-da-interpretacao-dos-licenciandos-em-matematica-da-ufrrj-sobre-materiais-curriculares-educativos-online--
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
MCEO, Licenciatura matemática, Inovação
Resumo
O portal do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação Matemática (Gepeticem), hospedado no domínio da UFRRJ, disponibiliza gratuitamente diversos produtos educacionais elaborados pelo grupo, que contribuem para o ensino e a aprendizagem de (futuros) professores de matemática. Esta pesquisa, financiada pelo CNPq, tem como objetivo analisar a interpretação dos Licenciandos em Matemática da UFRRJ sobre os materiais curriculares educativos online (MCEO) e suas seções. Os MCEO estão acessíveis em: https://gepeticem.ufrrj.br/materiais-educacionais/materiais-curriculares-educativos/. A análise desse tipo de recurso ainda é escassa no contexto brasileiro, especialmente quando voltada para licenciandos. Os MCEO têm, entre outros propósitos, o de auxiliar professores de matemática em sua formação, incentivando-os a refletir sobre possíveis mudanças e aprimoramentos em sua prática pedagógica ao utilizar e recontextualizar esses materiais. Para os licenciandos, os MCEO visam tornar o aprendizado mais interativo, apresentando um tipo de recurso que poderá ser utilizado em suas futuras aulas. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro pré-planejado e distribuído online aos 15 formandos inscritos na Disciplina Ensino de Matemática II no segundo semestre de 2023 e para 8 formandos do primeiro semestre de 2024, ministrada pelo orientador do projeto. Os participantes escolheram livremente e analisaram um dos MCEO, entre os 34 disponíveis, expressando suas opiniões sobre o conteúdo de cada uma das sete seções (apresentação, tarefa, resposta, reflexão, vídeo, comentários, chat e compartilhamento) do MCEO analisando, sua finalidade e sugestões de alterações ao material. As informações coletadas foram organizadas em uma tabela. Observou-se que a maioria dos licenciandos considerou as seções de "resposta" e "reflexão" as mais interessantes, embora com algumas críticas à seção de "resposta". Também se verificou que a motivação inicial para a escolha do MCEO foi o conteúdo matemático abordado e, em segundo lugar, o título que despertou bastante curiosidade. A seção que os licenciandos mais alterariam é a de "tarefa", indicando que os materiais são flexíveis e que podem ser adaptados conforme a experiência do (futuro) professor. Foi possível notar que o gosto pessoal, e a relação com o cotidiano e o aspecto pratico são pontos destacados nas respostas dos formandos no geral. Uma última observação feita pelas respostas dos formandos foi a importância da aba do compartilhamento. Apesar das sugestões de melhoria, o número de seções foi considerado adequado, não havendo necessidade de adicionar novas. Pretendemos utilizar essas novas ideias e motivações na elaboração das seções dos próximos MCEO que serão confeccionados e divulgados em nosso portal.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PESSOA, Thales da Silva Barroso; BAIRRAL, Marcelo Almeida. ANÁLISE DA INTERPRETAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UFRRJ SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE: REFLEXÕES E SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/938456-ANALISE-DA-INTERPRETACAO-DOS-LICENCIANDOS-EM-MATEMATICA-DA-UFRRJ-SOBRE-MATERIAIS-CURRICULARES-EDUCATIVOS-ONLINE--. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes