Título do Trabalho
TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE AROMAS E PERFUMES PARA AS CASAS POPULARES
Autores
  • Dandara Rocha Lino Benicio
  • Giovanna Pereira Rosa
  • Juliana Ignacio Xavier
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929916-tendencias-de-comportamento-do-consumidor-de-aromas-e-perfumes-para-as-casas-populares
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Industrialização do cheiro, neutralização do cheiro humano, hierarquização social, padrões de higiene, perfumes e fragrâncias, consumo de aromas, espaços domésticos, classes D/E, Campo Grande RJ, aromatização, lavanda e coco, incensos e difusores, cuidado com a casa, experiência espiritual, limpeza e desinfecção, marcas populares e acessíveis, memórias afetivas, cheiros indesejáveis.
Resumo
AUTORES: Dandara Rocha Lino Benicio– 20210004234 Giovanna Pereira Rosa– 20210015766 Juliana Ignacio Xavier– 20210004780 Prof. Orientadora: Flavia L. O. da C. Galindo – DCA/ICSA (flaviagalindo@ufrrj.br) RESUMO Sobre a industrialização do cheiro, alega-se que “os aromas industriais, então impregnados nas casas e nos corpos pelo crescimento do consumo de produtos de limpeza e cosméticos, tornaram-se regra de adequação social e boa conduta” (1). O cheiro humano tem sido neutralizado sistematicamente como estratégia de aceitação e hierarquização social, na moralização definida pelos padrões de higiene (2). Neste processo civilizatório, os cheiros atuam de forma simbólica e excludente, e o crescimento da indústria de perfumes e fragrâncias também impulsiona outros mercados, como o de difusores e essências de ambientes (3). No Brasil, a preocupação com os cheiros integra 22,9% do total de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), índice nacional bem acima da média mundial de 9,1%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPPC), há uma tendência de consumo que valoriza a aromatização dos espaços domésticos. Com esse contexto, esta pesquisa objetivou mapear o repertório de significados funcionais associados ao consumo de aromas do ambiente doméstico das camadas populares. Como método, a abordagem qualitativa se apoiou em entrevistas em profundidade e observação não participante em 5 domicílios das classes D/E do bairro de Campo Grande, região periférica do RJ. Todos assinaram o TCLE, e pôde-se observar que as moradias eram simples, refletindo a condição socioeconômica modesta. Nestas moradias, produtos de perfumação e limpeza são utilizados em profusão, ainda que sejam de marcas com preços acessíveis. Os aromas de lavanda e coco são associados à limpeza e ao bem-estar. Foram encontrados incensos, difusores e velas aromáticas, assim como produtos mais caros e de marcas conhecidas, como Glade e Pinho Sol. O consumo de produtos com fragrâncias, como lavanda e incenso, é percebido como demonstração de cuidado com a casa. O ambiente perfumado produz sensações de tranquilidade e prazer no espaço doméstico e, em alguns momentos, confunde-se com uma experiência espiritual de paz e acolhimento. O aroma ambiente é marcador de limpeza e de espaço civilizado, e o cheiro de água sanitária representa desinfecção. Ambientes domésticos tem cheiros particularizados, tais como a sala e o quarto (incensos ou difusores com essências relaxantes), cozinha (cheiros de produtos de limpeza como o de coco são preferidos, e a presença de comida pode deixar um aroma que é aceitável para os moradores). Da mesma forma, o cheiro de comida azeda é citado como inadmissível para o ambiente doméstico. No banheiro, os cheiros precisam ser mais fortes e reforçados com o cheiro de água sanitária, pedras sanitárias e de Pinho Sol, e é inadmissível o cheiro de sujeira. Conclui-se que os moradores das camadas populares investem em produtos aromatizados, e também são influenciados por preferências pessoais, memórias afetivas, e a constante busca pela anulação de cheiros indesejáveis. REFERÊNCIA 1. RIBEIRO, Palmira Margarida Ribeiro da Costa; SANTOS, Nadja Paraense dos. O olfato como objeto de história: a estética dos cheiros. Anais do [...]. Seminário de História da Ciência e da Tecnologia, 16º. Campina Grande (PB), 15-18 out. 2018. Rio de Janeiro: SBHC; UFCG, 2018. Disponível em https://www.16snhct.sbhc.org.br/resources/anais/8/1545175831_ARQUIVO_TrabalhoPalmiraeNadja-rev.pdf REFERÊNCIA 2. LE BRETON, D. Antropologia dos Sentidos. Tradução Francisco. Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. REFERÊNCIA 3. Mordor Intelligence (2023). Disponível em https://www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/fragrance-and-perfume-market REFERÊNCIA 4. Potcheca Coremal (2021). Disponível em https://brasil.pochteca.net/mercado-de-perfumaria-e-aromas/
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BENICIO, Dandara Rocha Lino; ROSA, Giovanna Pereira; XAVIER, Juliana Ignacio. TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE AROMAS E PERFUMES PARA AS CASAS POPULARES.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929916-TENDENCIAS-DE-COMPORTAMENTO-DO-CONSUMIDOR-DE-AROMAS-E-PERFUMES-PARA-AS-CASAS-POPULARES. Acesso em: 19/07/2025

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