EPÍFITAS VASCULARES DO JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO II: LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO E AVALIAÇÃO DE TRILHA GUIADA E DE GUIA DE CAMPO

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
EPÍFITAS VASCULARES DO JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO II: LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO E AVALIAÇÃO DE TRILHA GUIADA E DE GUIA DE CAMPO
Autores
  • Guilherme Reni Soares Vieira
  • André Felippe Nunes-Freitas
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Biológicas - Ecologia
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929420-epifitas-vasculares-do-jardim-botanico-da-universidade-federal-rural-do-rio-de-janeiro-ii--levantamento-floristic
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
educação ambiental, epífitas vasculares, ensino de ciências e biologia, trilha guiada
Resumo
As epífitas vasculares, definidas como plantas que utilizam outras plantas como suporte, mas sem parasitá-las, são organismos que compõem cerca de 10% de toda flora vascular conhecida e possuem importantes funções ecológicas que auxiliam na manutenção do equilíbrio ecossistêmico. Devido às suas características e papéis ecológicos realizados, espera-se que essas plantas possam funcionar como recursos pedagógicos na Educação Básica, para complementar e ampliar os conteúdos de botânica e ecologia nas aulas de Ciências e Biologia, de forma a abordar tópicos como interações ecológicas e conservação da biodiversidade, além de temas como educação ambiental e impercepção botânica. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo geral avaliar a efetividade da Trilha Guiada associada ao Guia de Campo das Epífitas Vasculares do Jardim Botânico da UFRRJ (JB UFRRJ), como recursos para enriquecer e aprofundar o conhecimento sobre botânica e ecologia do público escolar, através de atividades práticas em ambientes não formais de ensino. Para isso, foram selecionadas duas turmas de 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Dutra, localizado no município de Seropédica/RJ, onde, inicialmente responderam um questionário diagnóstico, para averiguar qual o nível de conhecimento e proximidade que os alunos possuíam sobre as plantas e sua importância para o ecossistema, sobre a disciplina de botânica e também sobre os jardins botânicos. Após essa etapa, foi disponibilizado às turmas o Guia de Campo e elas foram conduzidas ao JB UFRRJ, para realizarem uma Trilha Guiada com enfoque nas epífitas vasculares. Ao fim do percurso da trilha, os alunos responderam a um segundo questionário, dessa vez para avaliar se houve mudanças na percepção deles acerca da presença e importância das plantas nos ecossistemas e se tanto a trilha guiada quanto o guia de campo poderiam funcionar como atividades complementares às aulas de Biologia. A partir das respostas obtidas nos questionaram, observou-se que apenas 57% dos alunos tiveram contato com conteúdos de botânica nas aulas de Biologia e que, apesar de 95% deles já terem participado de atividades práticas em áreas verdes, cerca de 66% nunca visitaram o JB UFRRJ, o que demonstra que este espaço ainda é pouco explorado por docentes da escola para desenvolver atividades pedagógicas. Além disso, 85% dos alunos não tiveram contato com o tema “Interações Ecológicas” nas aulas de Biologia e 76% nunca ouviram falar em plantas epífitas. Cerca de 77% dos alunos avaliaram que participar da visita à trilha guiada com apoio do guia de campo, influenciaram muito positivamente na sua percepção sobre a importância das plantas para o meio ambiente, e 68% avaliaram que estes mesmos materiais influenciaram muito na sua percepção sobre a importância das plantas epífitas para o meio ambiente. Estes resultados demonstram que a Trilha Guiada e o Guia de Campo das Epífitas Vasculares do JB UFRRJ funcionaram de forma efetiva como recursos pedagógicos e que a realização de atividades práticas em áreas verdes, como o JB UFRRJ, pode representar estratégias para complementar os conteúdos de botânica nas aulas de Biologia, tornando o processo de ensino e aprendizagem consideravelmente mais dinâmico e atrativo para alunos e professores. Espera-se que este trabalho possa estimular o desenvolvimento de estudos e projetos que utilizem as epífitas vasculares para fins pedagógicos, de forma a expandir o conhecimento sobre esse grupo vegetal e, consequentemente, intensificar iniciativas de conservação. CAAE: 80696724.8.0000.0311
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Guilherme Reni Soares; NUNES-FREITAS, André Felippe. EPÍFITAS VASCULARES DO JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO II: LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO E AVALIAÇÃO DE TRILHA GUIADA E DE GUIA DE CAMPO.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929420-EPIFITAS-VASCULARES-DO-JARDIM-BOTANICO-DA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-RURAL-DO-RIO-DE-JANEIRO-II--LEVANTAMENTO-FLORISTIC. Acesso em: 14/11/2025

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