Título do Trabalho
LABORATÓRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO JARDIM BOTÂNICO DA UFRRJ
Autores
  • Carolina Ribeiro Veras
  • Alessandra Pinto de Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929356-laboratorio-de-divulgacao-cientifica-do-jardim-botanico-da-ufrrj
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
comunicação; pesquisa e extensão; popularização da ciência; divulgação científica; jardim botânico
Resumo
Uma questão fundamental das instituições de pesquisa científica é como enfrentar a desinformação, acentuada pela carência de letramento científico de parte da sociedade. Isso aponta um cenário onde muitas vezes a própria vida das pessoas é colocada em risco, como demonstram pesquisas sobre a (falta de) confiança nas vacinas e no entendimento da ação humana sobre o meio ambiente. É nesse contexto desafiador para a comunicação pública sobre a ciência que o projeto de pesquisa e extensão “Laboratório de Divulgação Científica no Jardim Botânico da UFRRJ” objetiva incrementar e avaliar atividades iniciadas no projeto “Comunicação e Educação para Popularização das Ações do Jardim Botânico da UFRRJ”, executado em 2023. A pergunta norteadora é “como a formação em divulgação científica pode auxiliar no fortalecimento do processo de comunicação entre Universidade e público externo?” No trabalho de 2023 e na experiência de 2024, foi realizado um estudo de caso do Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (JB-UFRRJ), com o oferecimento de um minicurso de comunicação e popularização da ciência aos 15 bolsistas de iniciação científica vinculados ao Proverde, programa exclusivo desta unidade na UFRRJ. Este programa coloca como requisito aos seus bolsistas a preparação de material para divulgação científica sobre a pesquisa desenvolvida no JB. O método aplicado no Laboratório é a pesquisa participante, que consiste na atuação efetiva do pesquisador visando transformação no ambiente estudado. Como técnica, na primeira etapa foram oferecidas três aulas dialogadas de duas horas cada, divididas entre teoria e prática, com temas sobre os elementos da comunicação social, tipos de comunicação da ciência, a percepção pública sobre a ciência, e o planejamento individual de uma ação de divulgação científica com base no projeto de pesquisa de cada aluno. A segunda etapa (prática) foi a apresentação do plano elaborado e discutido no minicurso durante a Feira Científica, que ocorreu em dois dias na Semana do Meio Ambiente em Junho de 2024. Os estudantes elaboraram apresentações de divulgação científica sobre partes aplicadas dos seus trabalhos, a fim de compartilhar com os visitantes do Jardim Botânico informações sobre biologia, saúde, biodiversidade, mudanças climáticas, preservação do ambiente, anatomia de plantas etc. Como previsto, o Jardim Botânico recebeu a visitação escolar de público infantil e adolescente, o que impulsionou os pesquisadores a planejarem de maneira novas estratégias para a comunicação. Usaram dinâmicas interativas, sensoriais e com participação ativa dos visitantes do JB, como jogos, caminhadas, exibição de materiais no microscópio, degustação de frutas, identificação de aromas, roda de conversa e palestras. Nesta etapa da pesquisa, com a técnica da observação do desempenho das ações, constatou-se que os estudantes mais assíduos ao minicurso obtiveram melhor êxito em suas interações, conseguindo compreender e despertar o interesse do público com dedicação. Os estudantes que haviam discutido seus trabalhos na reunião final conseguiram adaptar a linguagem mais rapidamente, principalmente, quando surpreendidos pela curiosidade dos estudantes. Aqueles que tinham experiência apenas em jornadas de Iniciação Científica tiveram mais dificuldade de adaptar a linguagem; assim como para outros, a experiência foi um pouco cansativa, já que não estavam acostumados a lidar com aquele público. A maioria mostrou estar satisfeita por expor um trabalho para pessoas leigas. Com base nos estudos de 2023 e 2024, conclui-se que o desenvolvimento de produtos de divulgação científica, após a formação de agentes sobre os princípios da comunicação eficiente, permitindo autonomia e liberdade de criação, é um recurso de baixo custo que pode ser adotado pelas instituições para o fortalecimento da popularização da ciência, observando o entrelaçamento entre pesquisa e extensão na concepção de uma nova perspectiva para a valorização das Universidades Públicas.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VERAS, Carolina Ribeiro; CARVALHO, Alessandra Pinto de. LABORATÓRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO JARDIM BOTÂNICO DA UFRRJ.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929356-LABORATORIO-DE-DIVULGACAO-CIENTIFICA-DO-JARDIM-BOTANICO-DA-UFRRJ. Acesso em: 07/12/2025

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