ESTUDO DO COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM DOS CAVALOS DURANTE A HABITUAÇÃO GRADUAL A OBJETOS NOVOS - PROJETO EQUILIBRIUM RURAL

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
ESTUDO DO COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM DOS CAVALOS DURANTE A HABITUAÇÃO GRADUAL A OBJETOS NOVOS - PROJETO EQUILIBRIUM RURAL
Autores
  • Vinícius de Morgado Souza
  • Marcelle Machado Do Prado
  • Letícia Aparecida Cordeiro Lucio
  • Celso Guimarães Barbosa
  • Andreza Amaral da Silva
  • Juliana Freitas Duarte
  • Geovana Santos da Silva
  • Tatianne Leme Oliveira Santos Godoi
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929105-estudo-do-comportamento-e-aprendizagem-dos-cavalos-durante-a-habituacao-gradual-a-objetos-novos---projeto-equilib
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
equino, serviços assistidos por cavalos, doma racional, dessensibilização
Resumo
O projeto EQUIlibrium Rural oferece Intervenções Assistidas por Equinos (IAE) nas áreas da saúde e desenvolvimento pessoal. O cavalo é protagonista das ações, necessitando de treinamento que reduza reações indesejadas durante as IAE. Objetivou-se avaliar a eficácia da habituação gradual em cinco sessões de treinamento sensorial, envolvendo os cinco sentidos do cavalo: visão, tato, olfato, audição e paladar, desejando obter reações minimizadas frente a novos estímulos e rápida aprendizagem. O experimento foi realizado em cinco cavalos castrados, com idades entre 8 e 12 anos, quatro da raça Mangalarga Marchador e um sem raça definida. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética e Bem-Estar do Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CEUA-IZ/UFRRJ), nº 0190-05-2023. Foram conduzidas 25 sessões de treinamento seguindo o modelo de quadrado latino, no qual cada animal foi exposto a um único tratamento por vez, ao longo de cinco sessões, com intervalos de até 96 horas. Em cada sentido, foram apresentados quatro estímulos graduais. Na visão, os estímulos foram: 1º, contornar fardo de feno; 2º, obstáculos verticais (bandeiras); 3º, obstáculos horizontais (bastões); 4º, parada em lona. No tato: 1º, mão humana; 2º, rasqueadeira; 3º, bambolê; 4º, saco plástico. Na audição, os estímulos foram apresentados por áudios: 1º, pessoas conversando; 2º, papel amassando; 3º, bexiga estourando; 4º, fogos de artifício. No olfato: 1º, água; 2º, óleo essencial de lavanda diluído em água; 3º, solução de álcool 70% e capim citronela; 4º, perfume adocicado. No paladar: 1º, feno; 2º, ração farelada; 3º, ração peletizada; 4º, cenoura. A análise da intensidade de reação aos treinamentos, foram apresentadas em estatística descritiva, graduadas em 7 escalas (0 ausência de reação, 6 reação exacerbada) e convertidos em porcentagem. Os cavalos foram considerados habituados quando apresentaram em cada sessão reação =33,3%. Também foi aplicado um questionário para avaliar o comportamento geral dos animais durante o treinamento, cujas respostas nominais foram transformadas em escores de 1 a 3, sendo: 1 (desejável), 2 (em adaptação), e 3 (indesejável). Analisando a habituação dos treinamentos em cada sentido, o teste de Friedman, revelou que o número de sessões foi suficiente para os sentidos tato (? = 0,045) e audição (? = 0,042). A relação entre o número de sessões e o aprendizado foi analisada por meio de estatística descritiva, observando que, no sentido olfato, os cinco animais já estavam habituados desde a primeira sessão, enquanto no tato e audição a habituação foi observada a partir da quarta sessão, e nos sentidos visão e paladar, a partir da quinta sessão. Os resultados também indicaram variações individuais no aprendizado, com alguns animais mostrando habituação já no primeiro dia e outros ao longo das sessões. Na análise de Spearman, foram encontradas correlações positivas entre a reação e o comportamento. No sentido visão, observou-se correlação na segunda sessão (r = 0,949; p = 0,014) e na terceira sessão (r = 0,921; p = 0,026). Para o sentido audição, correlação identificada na quinta sessão (r = 0,917; p = 0,029). Sentido olfato, na quarta sessão (rho = 0,894; p = 0,041). Já para o sentido paladar, houve correlação na primeira (r = 0,973; p = 0,005) e na terceira sessão (r = 0,894; p = 0,041). Esses resultados indicam que, apenas a análise do comportamento em uma escala de 1 a 3 não representa adequadamente a reação observada. Conclui-se que, apesar do treinamento não ter sido eficaz nos sentidos visão e paladar, a habituação gradual se mostrou um método seguro e eficaz, com cada sentido necessitando de um tempo específico de sessões para alcançar os resultados desejados, sugerindo mais repetições nas sessões de visão e paladar.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Vinícius de Morgado et al.. ESTUDO DO COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM DOS CAVALOS DURANTE A HABITUAÇÃO GRADUAL A OBJETOS NOVOS - PROJETO EQUILIBRIUM RURAL.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929105-ESTUDO-DO-COMPORTAMENTO-E-APRENDIZAGEM-DOS-CAVALOS-DURANTE-A-HABITUACAO-GRADUAL-A-OBJETOS-NOVOS---PROJETO-EQUILIB. Acesso em: 20/07/2025

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