RESSIGNIFICANDO IMPRESSÕES SOBRE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS: CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS, SOCIAIS E CULTURAIS EM JOGOS EXPERIMENTAIS COM CARTAS

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
RESSIGNIFICANDO IMPRESSÕES SOBRE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS: CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS, SOCIAIS E CULTURAIS EM JOGOS EXPERIMENTAIS COM CARTAS
Autores
  • Leonardo Souza da Silva
  • Juliana Vieira Paulino
  • Carles André Da Silva Chaves
  • Pedro Victor Regazeo Pitassi
  • Simone Mattos Guimarães Orlando
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Humanas - Geografia
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/928944-ressignificando-impressoes-sobre-espacos-geograficos--caracteristicas-territoriais-sociais-e-culturais-em-jogos-
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
GeoGuessr; educação geográfica; jogos pedagógicos
Resumo
O presente texto busca descrever um projeto desenvolvido pelo grupo PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM (UFRRJ), que envolve graduandos petianos de Geografia e Belas Artes. A proposta objetiva explorar o uso de jogos como ferramenta pedagógica para desmistificar conceitos preconcebidos e estereotipados acerca de diferentes regiões, especialmente aquelas frequentemente associadas ao "terceiro mundo" ou sul global. A ideia inicial se baseia na utilização de temas voltados para a área da Geografia no geral. Sendo assim, tivemos como proposta central apresentar características territoriais, sociais e culturais presentes nas paisagens, para além do desenvolvimento de lugares e regiões associadas a algo negativo, como países pobres, islâmicos, socialistas, etc. Durante a elaboração do projeto, foi relevante destacar o contraste entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, focando principalmente nos aspectos sociais e tecnológicos, nos monumentos e nas culturas desses lugares. Essa proposição, com este enfoque, além de ser uma crítica, busca mostrar como a percepção dos indivíduos, muitas vezes baseada no senso comum, molda nossa percepção e nos faz acreditar em influências socioculturais como "boas" ou "ruins", refletindo um olhar mais eurocêntrico sobre o mundo. O projeto é inspirado no jogo GeoGuessr, que desafia o jogador a identificar a localização exata de uma paisagem aleatória. No entanto, a abordagem de nosso jogo vai além de apenas localizar paisagens, visa também tratar, como dissemos, de questões sociais, associadas à representatividade cultural de cada local selecionado. Primeiramente, como metodologia de trabalho, decidimos criar 20 cartas com temas como: transportes e mobilidade; representação cultural; paisagens urbanas e naturais e contrastes socioeconômicos. Foi proposital a inclusão, nesse contexto, de um grande número de lugares diferentes, pouco conhecidos pelo público. Com isso, buscamos desenvolver um olhar geográfico crítico para entender melhor a complexidade do mundo, já que a Geografia estuda as transformações do espaço e as relações que configuram o mundo. O jogo, assim, ainda em elaboração para ser aplicado inicialmente com estudantes universitários no campus Seropédica em eventos específicos (SNCT 2024, em outubro; Sarau de Quinta, em novembro), é ainda um projeto em curso e em experimentação. Após a testagem do projeto nesses eventos, faremos uma avaliação da viabilidade do jogo para novas frentes, outros públicos. Tendo Moreira (2013) como referência, podemos afirmar que “a Geografia, através da análise do arranjo do espaço, serve para desvendar máscaras sociais” (MOREIRA, 2013, p. 10). Portanto, é do repensar uma Geografia, a partir da formação espacial, que geógrafos conseguem abrir novos caminhos. É possível ainda, nesse processo, a construção de uma relação dialética, permitindo ao participante aprender e entender sua estrutura e seus movimentos de formação econômico-social. A análise de paisagens contidas em cartas geográficas pode estimular uma percepção mais detalhada dos diversos processos que moldam o território. Ao envolver os jogadores nesse tipo de análise, é possível que se desperte nos usuários um interesse genuíno por essa área de conhecimento, tornando o aprendizado uma jornada de descobertas e reflexões. No entanto, para que esse olhar seja realmente significativo, é importante mudar a forma como observamos e interpretamos as paisagens. A Geografia tradicional, muitas vezes, mantém visões coloniais que valorizam certas paisagens e culturas em detrimento de outras. Por isso, é essencial questionar essas narrativas dominantes. O impacto esperado inclui uma valorização maior da educação geográfica crítica e o incentivo a uma reflexão acerca das representações culturais e sociais de diferentes partes do mundo. MOREIRA, Ruy. A geografia serve para desvendar máscaras sociais.In: Pensar e ser em geografia. São Paulo: Contexto, 2013.STEFENON, D. L. Entre paisagens e distâncias: o jogo Geoguessr e seu potencial para a construção do pensamento conceitual nas aulas de geografia. Rio de Janeiro: Giramundo, 2016.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Leonardo Souza da et al.. RESSIGNIFICANDO IMPRESSÕES SOBRE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS: CARACTERÍSTICAS TERRITORIAIS, SOCIAIS E CULTURAIS EM JOGOS EXPERIMENTAIS COM CARTAS.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/928944-RESSIGNIFICANDO-IMPRESSOES-SOBRE-ESPACOS-GEOGRAFICOS--CARACTERISTICAS-TERRITORIAIS-SOCIAIS-E-CULTURAIS-EM-JOGOS-. Acesso em: 12/11/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes