ELABORANDO REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA E PESQUISA DOCUMENTAL: SOBRE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA INTEGRANDO OS SUBSISTEMAS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, O DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL AO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO.

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
ELABORANDO REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA E PESQUISA DOCUMENTAL: SOBRE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA INTEGRANDO OS SUBSISTEMAS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, O DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL AO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO.
Autores
  • Jean De Oliveira Pinto Albuquerque
  • Beatriz Q. Villardi
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/927854-elaborando-revisao-integrativa-de-literatura-e-pesquisa-documental--sobre-estrategia-como-pratica-integrando-os-s
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
gestão de pessoas no setor público federal; alinhamento de estratégias em universidade pública federal; metodologias de pesquisa como observação participante, grupo focal, oficinas de diagnóstico e resolução de situações problema
Resumo
Nas Instituições Federais de Ensino, a complexidade das operações aumenta quando se trata de alinhar a estratégia organizacional aos subsistemas de capacitação e desenvolvimento, bem como à avaliação de desempenho individual de sua força de trabalho. O alinhamento dessas áreas é crucial para um planejamento institucional e execução eficaz, garantindo que os objetivos organizacionais estejam diretamente conectados ao desenvolvimento profissional dos servidores. O projeto PIBIC visou subsidiar o projeto maior de construir uma proposta que integre a estratégia organizacional com os subsistemas de capacitação e desenvolvimento e a avaliação de desempenho, dentro do escopo das políticas de desenvolvimento de servidores públicos e gestão de pessoas em Instituições Federais de Educação Superior. Para tanto, foram objetivos deste projeto PIBIC elaborar uma revisão integrativa de literatura e um levantamento documental. A revisão integrativa se realizou mediante consulta a repositórios de pesquisa do Portal Capes, reunindo 23 artigos conceituais e aplicados sobre estratégia como prática, gestão de pessoas no setor público federal, alinhamento de estratégias em universidades públicas federais, e metodologias de pesquisa, como observação participante, grupo focal, oficinas de diagnóstico e resolução de situações problema. A revisão integrativa de literatura foi aqui definida como uma abordagem metodológica que permite interpretar, analisar e sintetizar estudos prévios sobre um tópico específico, consolidando o conhecimento existente e sinalizando direções para futuras pesquisas (Torraco, 2005). Tal revisão inclui e analisa diversos tipos de estudos, quantitativos e qualitativos, permitindo uma compreensão mais abrangente e holística do tópico em questão. Esse modelo de revisão foi selecionado porque proporciona uma compreensão abrangente do tema, estabelecendo conexões entre os estudos, identificando lacunas na literatura e explorando contradições, enriquecendo o entendimento sobre o tópico por meio da leitura dos achados.O levantamento documental foi feito seguindo recomendações de Silva, Emmendoerfer e Cunha (2020), ou seja, definido o objeto de estudo e as questões de pesquisa, procedeu-se à seleção dos documentos relevantes, neste caso os relatórios de gestão e o PDI elaborados pela PROPLADI e pela PROGEP da UFRRJ. Em seguida, identificaram-se as fontes documentais, como arquivos físicos, bibliotecas, bases de dados institucionais e acervos históricos, para assegurar uma coleta de documentos abrangente e representativa do fenômeno em análise.Assim, a pesquisa realizada permitiu (i) descobrir como elaborar uma base teórica mediante revisão integrativa de literatura e como identificar os documentos que orientam a estratégia da universidade. Especificamente, foi descoberto que: (ii) a estratégia como prática em instituições de educação superior é um processo de desenvolvimento contínuo no dia a dia das instituições, devendo ser implementada de forma eficaz considerando o escopo das políticas de desenvolvimento de servidores públicos; (iii) o alinhamento da estratégia envolve a conexão do planejamento estratégico de gestão de pessoas nos níveis institucional, coletivo e individual com os subsistemas que visam o aprimoramento e desenvolvimento dos servidores e a melhor gestão pessoal, tais como capacitação e seu planejamento, avaliação de desempenho e feedback dos gestores avaliadores; (iv) documentalmente, revelou-se que a estratégia praticada na UFRRJ se restringe à elaboração de um Programa de Desenvolvimento Institucional e um Plano de Desenvolvimento de Pessoas, ainda de modo top-down, como estratégia deliberada elaborada pela Direção Superior da instituição, desconsiderando a perspectiva bottom-up, que reconhece a estratégia emergente resultante da atuação dos servidores na execução do planejado.A partir dessas descobertas, a proposta sugerida para as IFES é a de integrar de forma mais efetiva o planejamento estratégico de gestão de pessoas aos subsistemas de capacitação, desenvolvimento e avaliação de desempenho, promovendo uma conexão mais forte entre o desenvolvimento dos servidores e os objetivos institucionais.Essa integração tornará as instituições mais ágeis,inovadoras e aptas a ajustar suas ações conforme demandas internas e externas,assegurando uma gestão eficiente
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALBUQUERQUE, Jean De Oliveira Pinto; VILLARDI, Beatriz Q.. ELABORANDO REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA E PESQUISA DOCUMENTAL: SOBRE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA INTEGRANDO OS SUBSISTEMAS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, O DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL AO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO... In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/927854-ELABORANDO-REVISAO-INTEGRATIVA-DE-LITERATURA-E-PESQUISA-DOCUMENTAL--SOBRE-ESTRATEGIA-COMO-PRATICA-INTEGRANDO-OS-S. Acesso em: 18/07/2025

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