O APOIO AO PROFESSOR INICIANTE: EFETIVANDO E ANALISANDO UM PROJETO DE INDUÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
O APOIO AO PROFESSOR INICIANTE: EFETIVANDO E ANALISANDO UM PROJETO DE INDUÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autores
  • Fernanda Felix Amoreira De Jesus
  • Amanda Oliveira rabelo
  • Talita Da Silva Valério
  • Caroline Gonçalves
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Humanas - Educação
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/927245-o-apoio-ao-professor-iniciante--efetivando-e-analisando-um-projeto-de-inducao-no-estado-do-rio-de-janeiro
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Indução profissional, professor iniciante, formação de professores.
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo geral levantar as dificuldades e soluções da prática pedagógica do docente iniciante. Analisar estratégias de indução profissional docente, que é a fase de início da carreira docente a qual deveria existir algum apoio para este profissional docente recém formado pelo curso de Pedagogia da UFRRJ, com foco nas experiências que promovam o diálogo entre universidade e escola. Nesta investigação implementaremos como pressuposto metodológico os estudos qualitativos e narrativos. Tal investigação-ação será constituída pelos egressos do curso de Pedagogia da UFRRJ, com foco no IM (Instituto Multidisciplinar) e IE (Instituto de Educação) que se iniciam como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil (tendo menos de 3 anos como docente) de preferência no ensino público da região, tais docentes participarão de um programa piloto que auxilia docentes recém formados na sua indução profissional por ações inovadoras que lhe possibilitem o lugar de protagonismo das suas práticas, a fim de identificar o impacto deste programa na sua indução profissional por meio de entrevistas narrativas realizadas no início e final da sua participação neste programa com tais docentes e com seus mentores nas escolas, acompanhando-os neste processo e examinando sobre as dificuldades e soluções que encontram na sua prática pedagógica. A importância deste projeto se destaca, inicialmente, pelo fato de que seja de conhecimento geral que a entrada no mundo do trabalho nunca é fácil, para professores recém-formados, é assustadora, desgastante, gerando um sentimento de que se encontram sozinhos e despreparados para a realidade. Apesar de já terem estagiado na sua formação inicial, quando os docentes iniciam a sua atividade profissional enfrentarão a realidade diária de trabalho como professores qualificados, responsáveis pela sala de aula. Neste sentido nos lembramos da seguinte situação para ilustrar a necessidade de não deixarmos os docentes solitários neste momento: Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um; porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, e, ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas (Cortella, 1999). Diante da contextualização que efetuamos na introdução sobre a indução profissional, justificamos a relevância deste projeto principalmente porque, apesar das ações inovadoras no Brasil em termos de apoio ao professor iniciante terem demonstrado bons resultados e servirem de modelo para reflexão e implementação, consideramos que elas têm uma representatividade ínfima dentro de um país continental como o Brasil, e ainda mais no Estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa tem por objetivo geral levantar as dificuldades e soluções da prática pedagógica do docente iniciante, bem como analisar estratégias de indução profissional do docente recém formado pelo curso de Pedagogia da UFRRJ. Para tal efetuaremos uma investigação-ação sobre um programa piloto de indução profissional criado para o docente recém-formado pelo curso de Pedagogia da UFRRJ. Nesta investigação-ação implementaremos como pressuposto metodológico os estudos qualitativos e narrativos. Enfatizamos, portanto, a importância da pesquisa prática, na concepção de Demo (2000, p. 22 que define que a mesma se trata de pesquisa “ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção [...] sem perder o rigor metodológico”. Alguns métodos qualitativos, como pesquisa-ação, seguem este caminho onde o pesquisador devolve os dados à comunidade estudada para as possíveis intervenções. DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. CORTELLA, M.. Escola e o conhecimento – fundamentos epistemológicos e políticos. 2a. edição. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire: 1999, Coleção Prospectiva; 5.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JESUS, Fernanda Felix Amoreira De et al.. O APOIO AO PROFESSOR INICIANTE: EFETIVANDO E ANALISANDO UM PROJETO DE INDUÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO... In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/927245-O-APOIO-AO-PROFESSOR-INICIANTE--EFETIVANDO-E-ANALISANDO-UM-PROJETO-DE-INDUCAO-NO-ESTADO-DO-RIO-DE-JANEIRO. Acesso em: 07/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes