PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, DIGITALIZAÇÃO IN LOCO E HISTÓRIA LOCAL: O CASO DOS ACERVOS HISTÓRICOS DA BAIXADA FLUMINENSE

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, DIGITALIZAÇÃO IN LOCO E HISTÓRIA LOCAL: O CASO DOS ACERVOS HISTÓRICOS DA BAIXADA FLUMINENSE
Autores
  • Letícia Vitória Carneiro De Oliveira Oliveira
  • Guilherme Timoteo Motonio
  • Alexander Bulhões Reis Bittencourt
  • Ana Clara Taveira de Castro Lima
  • Carolina Gual da Silva
  • Ester Andrade de Carvalho
  • Gabriel Machado Maia
  • Gabriel Meireles Sales
  • João Victor Dias Martins
  • Juliana Silva de Albuquerque
  • Olavo Matheus Vasconcellos de Faria
  • Pedro Henrique Pimentel Reis
  • Sarah Gomes Lanes Lima
  • Thales Duarte Lemos Pezzella
  • Vitória Maria de Oliveira de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Humanas - História
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/923136-programa-de-educacao-tutorial-digitalizacao-in-loco-e-historia-local--o-caso-dos-acervos-historicos-da-baixada-f
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Programa de Educação Tutorial; Digitalização de Documentos; História Pública.
Resumo
Durante muito tempo a historiografia brasileira privilegiou a análise de centros urbanos e de poder para a compreensão da história do território que conhecemos atualmente como Brasil. Desse modo, o conhecimento das realidades que se encontram ao redor desses espaços, são objetos que merecem maiores análises, tanto quantitativas quanto qualitativas. Assim, a história local é um importante campo de estudos da História que procura compreender as dinâmicas e especificidades socioeconômicas das mais diversas realidades. Logo, a Baixada Fluminense, por exemplo, historicamente foi um espaço marginalizado com relação à elaboração e implantação das mais diversas políticas públicas, como também de pesquisas sobre as mesmas. Entretanto, as últimas décadas foram marcadas por uma ampliação de estudos históricos sobre os territórios que compõem esse espaço, em parte promovidos por pesquisadores da UFRRJ. Nesse sentido, visando contribuir com esse movimento de pesquisas sobre a região, o Programa de Educação Tutorial em História (PET-História) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem realizado nos últimos anos a digitalização e conservação de documentos históricos da região de Seropédica e Itaguaí. Esses trabalhos objetivam promover pesquisas acadêmicas sobre o passado histórico dessas localidades, como também potencializar a expansão de conhecimentos sobre as mesmas para maiores públicos. A metodologia empregada nos trabalhos consistiu na digitalização de documentos in loco presentes no acervo da Casa de Cultura de Itaguaí como também de Registros Paroquiais existentes na Diocese de Itaguaí, seguidos da sua organização e transcrição, a respeito dos aldeamentos de São Francisco Xavier de Itaguahy e da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Bananal, atuais municípios de Itaguaí e Seropédica. Os resultados que apresentaremos compreendem esses trabalhos realizados pelo grupo ao longo dos últimos anos e incluem a construção de um banco de dados e a divulgação histórica por meio das redes sociais, publicações e pesquisas de graduandos, mestrandos e doutorandos da UFRRJ. Além disso, parte desses esforços concretizaram-se em ações de extensão dentro e fora da universidade objetivando o desenvolvimento de ações educacionais e de capacitação sobre os atuais municípios de Seropédica e Itaguaí. Nesse sentido, a realização destes trabalhos visa promover o resgate e preservação da história local da região, democratizando e publicizando o acesso de informações sobre processos, acontecimentos e agentes históricos referentes à região de Seropédica e Itaguaí. Evidenciando, portanto, a influência e importância do âmbito local para a história do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, como também as suas relações com os centros de poder.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Letícia Vitória Carneiro De et al.. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, DIGITALIZAÇÃO IN LOCO E HISTÓRIA LOCAL: O CASO DOS ACERVOS HISTÓRICOS DA BAIXADA FLUMINENSE.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/923136-PROGRAMA-DE-EDUCACAO-TUTORIAL-DIGITALIZACAO-IN-LOCO-E-HISTORIA-LOCAL--O-CASO-DOS-ACERVOS-HISTORICOS-DA-BAIXADA-F. Acesso em: 07/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes