{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O XI EREBIO foi realizado de 30 de julho a 01 de agosto de 2025, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckhow da Fonseca (CEFET/RJ), campus Maracanã. O evento contou com 510 inscritos, que participaram das diferentes atividades que fizeram parte do evento: mesas-redondas, painéis, apresentações de trabalho, sessões de materiais didáticos e de jogos didáticos, exposições itinerantes, lançamento de livros e divulgação da Revista de Ensino de Biologia (REnBio). 


Nesta edição, o XI EREBIO contou com o apoio da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), do Conselho Deliberativo da Regional 2 (SBEnBio) e da Comissão Local do CEFET-RJ, que recebeu a Regional 2 e o evento com muito acolhimento e dedicação. Contou-se, também, com o apoio dos 62 licenciandos das Ciências Naturais (Biologia, Física, Química) e da Pedagogia, e alunos do Ensino Médio Técnico do CEFET-RJ, que participaram ativamente da organização prévia dos kits dos inscritos e da sinalização das salas e espaços do encontro. Nos 3 dias do evento, os monitores foram responsáveis pela recepção dos participantes, pela logística das atividades e a cobertura do evento nas redes sociais. Dessa forma, a vivência dos monitores no XI EREBIO se tornam formativas e pretendem ser inspiradoras para futuros organizadores da SBEnBio.


O XI EREBIO foi organizado com a preocupação de reduzir a produção de resíduos, especialmente na montagem do kit inscrito e também evitando o uso de materiais plásticos descartáveis durante os cafés. O kit contou com com copo que foi utilizado pelos participantes durante todo o evento, lápis de madeira, bolsa de algodão cru, bloco de papel e crachá de papel semente, que pode ser plantado.

         

      Figura 1: Kit inscrito 


Fonte: organizadoras


No primeiro dia, o XI EREBIO foi iniciado com a recepção dos representantes das Diretorias Geral (Prof. Maurício Saldanha Motta), de Extensão (Profª Renata da Silva Moura), de Pesquisa e Pós-Graduação (Profº Ronney Arismel Mancebo Boloy) e de Ensino (Profº Maicon Jeferson da Costa Azevedo) e da coordenadora de Biologia (Profª Cristiana Rosa Valença) do CEFET/RJ - Maracanã. Estiveram presentes na cerimônia de abertura também: o diretor da SBENBio (Associação Brasileira de Ensino de Biologia), Profº Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, o vice-presidente da ABRAPEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências), Profº Glauco dos Santos Ferreira da Silva e a diretora da Regional 2 (RJ/ES) da SBEnBio, Profª Maína Bertagna


Ao final da cerimônia, contou-se com a primorosa apresentação cultural do Bandão do CEFET-RJ que tem promovido arte, educação e cidadania por meio da música, ultrapassando os muros escolares e dialogando com diferentes públicos da sociedade. Este ano, o Bandão celebrou seus 11 anos com uma homenagem especial aos 80 anos de nascimento de Elis Regina, a inesquecível “Pimentinha”, cuja potência vocal e engajamento artístico marcaram gerações (Fig 2).


          Figura 2: Apresentação cultural do Bandão do CEFET-RJ, Maracanã 


 Fonte: As organizadoras e colaboradores.


Para iniciar a programação do XI EREBIO, foram ministrados oito minicursos e quatro oficinas (Fig. 3) que trouxeram criatividade e temas atuais do ensino de Ciências e Biologia, presentes nas discussões das pesquisas e nas práticas docentes de professoras e professores das referidas disciplinas. Os ministrantes, educadores de instituições públicas do ensino superior e da educação básica do Rio de Janeiro, abordaram em suas atividades, temas relacionados à/aos: aquaponia, cultura oceânica, jogos didáticos nos clubes de ciências, relações de gênero e étnico-raciais, inclusão, agrotóxicos, horta didática, libras, paleontologia, história cultural e microscopia ótica. Os participantes, após vivenciarem os minicursos e as oficinas, iniciaram o XI EREBIO com muita animação e expectativas boas para as atividades seguintes desenvolvidas no Encontro (XI EREBIO).


Figura 3: Registros de colaboradores e participantes dos minicursos e oficinas do XI EREBIO.

Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5 Foto 6 Foto 7

Fonte: Participantes do XI EREBIO.


As mesas e os painéis do XI EREBIO (Fig. 4) contaram com a presença de professores/pesquisadores na área da Educação em Ciências e Biologia, professores da Educação Básica e de instituições de educação não formal. Foram espaços de muita alegria e coletividade, com debates que trouxeram momentos ricos de trocas e escuta das diferentes perspectivas e abordagens que tiveram como finalidade a democratização do acesso ao conhecimento científico em diferentes espaços educativos. Estes espaços contaram com a presença de pesquisadores/as do próprio Rio de Janeiro, de Minas Gerais (UEMG), São Paulo (USP) e do Espírito Santo (UFES), o que possibilitou um diálogo interestadual e potente nas temáticas abordadas. A participação de pesquisadores e professores de outras Regionais no XI EREBIO refletem o incentivo dado pela SBEnBio às suas Regionais de forma a construir ações integradas entre os diferentes estados que as compõem.


Figura 4: Mesas-redondas e painéis temáticos que ocorreram no XI EREBIO

Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5 Foto 6

Fonte: As organizadoras e colaboradores.


A qualidade dos trabalhos apresentados no XI EREBIO representou o compromisso de professores/pesquisadores de Ciências e Biologia com as produções atuais de suas pesquisas, relatos de experiência, materiais didáticos e jogos didáticos desenvolvidos junto a instituições de Educação Básica e de Ensino Superior. Participaram 428 autores que desenvolveram os 185 trabalhos aprovados para apresentação no evento. Os trabalhos foram divididos em 04 diferentes modalidades à escolha de seus autores, sendo: 71 na modalidade pesquisa acadêmica, 71 em relatos de experiência, 23 em materiais didáticos e 20 em jogos didáticos (Figura 5). 


Figura 5: Apresentação de trabalhos do XI EREBIO, no sentido horário: comunicação oral, material didático e jogos didáticos.

Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5

Fonte: As organizadoras e colaboradores.


A avaliação dos trabalhos contou com a colaboração da Comissão Científica composta por pesquisadores e professores da Educação Básica com pós-graduação nas áreas de Educação e Ensino. Participaram dessa Comissão o total de 105 pesquisadores e professores. Os trabalhos aprovados para apresentação no XI EREBIO foram organizados em sessões de comunicações orais, realizadas nas manhãs do segundo e terceiro dias do evento, uma sessão de apresentação de materiais didáticos na tarde do 2º dia do evento e uma sessão de jogos didáticos na tarde do 3º dia do evento.


Além da divisão entre as diferentes modalidades de apresentação, os mesmos foram organizados em seis eixos temáticos. Foram aprovados 85 trabalhos para o “Eixo 1- Modalidades da educação básica, processos de aprendizagem e estratégias de ensino de Ciências e Biologia”; 25 trabalhos para o “Eixo 2- Formação de professores de Ciências e Biologia”; 23 trabalhos para o “Eixo 3- Ensino de Ensino de Ciências e Biologia e Educação Não Formal” ; 13 trabalhos para o “Eixo 4 – Culturas, linguagens e Ensino de Ciências e Biologia”; 16 trabalhos para o “Eixo 5 - Ensino de Ciências e Biologia e Currículo”; e 23 trabalhos para o “Eixo 6 - CTS, Educação Ambiental e Educação em Saúde no Ensino de Ciências e Biologia”.


Os temas, as abordagens e os diálogos realizados a partir das apresentações dos trabalhos fortaleceram e valorizaram a produção científica da Educação em Ciências e Biologia. Da mesma forma, as tendências atuais que valorizam processos vívidos de democratização do conhecimento científico em diferentes espaços educativos, as articulações do conhecimento científico com diferentes saberes e a importância da atuação feminina no campo e na prática do ensino de Ciências e Biologia foram destaques dessa edição do EREBIO.


As sessões de materiais didáticos e de jogos didáticos envolveram não somente os autores, mas a todos que circularam no evento, transformando-se em ricas Feiras de Ciências, com potenciais didático-pedagógicos de divulgação científica e de construção de aprendizados de conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e culturais  Os jogos didáticos trouxeram o ensino de Ciências e Biologia no encontro entre o conhecimento científico, a ludicidade e a experiência de uma coletividade que cria e inspira novos saberes.


Como inovação, o XI EREBIO apresentou as “exposições itinerantes”. Essa atividade, que ocorreu nas três tardes do evento, trouxe “pequenas amostras” dos espaços não formais de educação do estado do Rio de Janeiro de Instituições públicas e privadas, que têm contribuído para a divulgação e a popularização da Ciência, assim como para a formação para a cultura científica de diferentes públicos. Estiveram presentes cerca de 80 coordenadores(as) e mediadores(as) no evento. A proposta buscou destacar a importância da formação para a cultura científica em diferentes espaços educativos, para além e em parceria com a escola básica (Figura 6). 


Figura 6: Instituições participantes das “exposições itinerantes” do XI EREBIO.

Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5 Foto 6 Foto 7
Fonte: As organizadoras.


Assim, a democratização do acesso ao conhecimento científico se deu em todas as instâncias do evento, tanto entre os participantes, como nas atividades propostas, possibilitando o entendimento de que é possível a construção diária de um Ensino de Ciências e Biologia orientado pela afirmação da diferença, baseado no respeito e na escuta dos diferentes atores envolvidos.  


Agradecemos à SBEnBio, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e ao CEFET-RJ, campus Maracanã por ter oportunizado aos organizadores e participantes do XI EREBIO momentos especiais de afetos, encontros e trocas de experiências e saberes.


Abaixo, uma homenagem (Figura 7) a todas e todos aquelas/es que fizeram parte desse evento tão especial e repleto de significados e afetos.


Figura 7: Encerramento do XI EREBIO no dia 01 de agosto de 2025.



  

Fonte: Colaboradores do XI EREBIO.


Diretoria da Regional 2 - RJ/ES 

Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Contato: sbenbio2@gmail.com



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}