EFEITOS DOS ESPORTES COLETIVOS NA INTERAÇÃO SOCIAL E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-765-1

Título do Trabalho
EFEITOS DOS ESPORTES COLETIVOS NA INTERAÇÃO SOCIAL E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Autores
  • Miguel Ângelo Guedes Pereira
  • Eduarda Vitória De Melo Nascimento
  • Elderson da Silva Guedes
Modalidade
Poster
Área temática
Esportes Coletivos
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xcnef/613698-efeitos-dos-esportes-coletivos-na-interacao-social-e-comunicacao-de-criancas-com-autismo
ISBN
978-85-5722-765-1
Palavras-Chave
Palavras-Chaves: Interação social; Esportes de equipe; Transtorno do Espectro Autista
Resumo
O esporte coletivo é toda atividade física competitiva com regras e objetivos definidos, tendo a integração entre os componentes como sua principal característica, aperfeiçoando a comunicação e interação entre os envolvidos, e especula-se que os déficits de interação social e comunicação em crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) são dois dos principais fatores que impedem esses indivíduos de participar ativamente de atividades físicas em grupo. Mas com a intervenção do esporte coletivo é possível observar melhoras nas suas relações interpessoais. Descrever, através de uma revisão da literatura, os efeitos do esporte coletivo na interação social e comunicação de crianças com TEA. Foi realizada uma busca na literatura no período 09 a 17 de fevereiro de 2023 utilizando os descritores “Interação social”, “Transtorno do Espectro Autista”, “Esportes de equipe”, através das bases de dados: LILACS, Pubmed e SciELO. As etapas operacionais foram da seguinte forma: seleção de estudos; extração de informação; interpretação dos dados; interpretação dos resultados; síntese e resumo dos resultados. Estudos indicam que a participação do esporte coletivo permite que as crianças com TEA experimentem uma atividade com seus pares e desenvolvam habilidades interpessoais críticas, além de promover o bem-estar psicológico, tendo uma melhoria na autoestima e no comportamento, resultando assim, numa maior capacidade de comunicação, evitando situações como isolamento social e insegurança. Em relação a competição, temos efeitos diferentes, por exemplo, no nível recreativo, desenvolvimento pessoal, enquanto no nível escolar, tem destaque na socialização. Portanto, é preciso compartilhar sobre os efeitos benéficos e os pontos positivos do esporte coletivo no cotidiano de crianças com TEA, e garantir o acesso e inclusão delas a esse tipo de atividade física, já que esse tipo de intervenção é fundamental para o desenvolvimento bem-sucedido da comunicação e da interação social.
Título do Evento
X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Miguel Ângelo Guedes; NASCIMENTO, Eduarda Vitória De Melo; GUEDES, Elderson da Silva. EFEITOS DOS ESPORTES COLETIVOS NA INTERAÇÃO SOCIAL E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO.. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Anais...Recife(PE) UFPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xcnef/613698-EFEITOS-DOS-ESPORTES-COLETIVOS-NA-INTERACAO-SOCIAL-E-COMUNICACAO-DE-CRIANCAS-COM-AUTISMO. Acesso em: 12/10/2024

Trabalho

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