PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-765-1

Título do Trabalho
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Autores
  • Maria Júlia Duarte Barbosa
  • Ricardo Antonio da Silva Júnior
  • Adrielly Karla
Modalidade
Poster
Área temática
Educação Física Escolar
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xcnef/613647-processo-de-aprendizagem-de-alunos-com-surdez-na-educacao-fisica-escolar-em-instituicoes-publicas--uma-revisao-si
ISBN
978-85-5722-765-1
Palavras-Chave
Educação física, surdez, inclusão
Resumo
Introdução: A Educação Física, como componente obrigatório nos currículos escolares, adquiriu sua função na inclusão dos alunos com deficiência. A Educação Física inclusiva é resultado do desenvolvimento do mundo, a partir de novas perspectivas do que é a educação, inserindo uma inclusão na realidade escolar. Essa realidade é responsável pelo desenvolvimento social, cognitivo, psicológico e afetivo, de forma plena para que os estudantes possam exercer sua cidadania na sociedade (NOZI; VITALIANO, 2012). De acordo com lei nº 13.146/15, Art. 27 é afirmado o dever do estado quanto a disponibilização de uma Educação que auxilie os estudantes com deficiência a atingir o máximo de capacidade física e mental que possam alcançar. Portanto, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar a aprendizagem de alunos surdos nas aulas de Educação Física escolar. Metodologia: A presente pesquisa tem como base a abordagem qualitativa, através de uma revisão sistemática de literatura de artigos onde encontram-se pequenas entrevistas realizadas com estudantes surdos de três escolas públicas. Resultados e Discussões: No texto “Inclusão de alunos com surdez na Educação Física escolar (2013) ALVES Tássia Pereira et al”, é possível perceber que uma parte considerável dos mesmos aprendem bastante com as aulas de Educação Física, inclusive especificando qual conteúdo que mais chamou atenção nas aulas. Os alunos entrevistados no texto "A Educação Física escolar e os alunos surdos (2016) PUPIM, Nathalia Ligia Giacomelli et al", 3 das 4 que responderam afirmando gostar muito das aulas. No texto “Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de Educação Física (2014) ALVES Tássia Pereira et al”, alguns alunos afirmam ser difícil entender as aulas, já que o professor não sabe Libras e precisa do intérprete para mediar essa comunicação entre professor-aluno. Conclusão: Podemos concluir que a equipe escolar necessita de capacitações para melhor atender todo o alunado.
Título do Evento
X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARBOSA, Maria Júlia Duarte; JÚNIOR, Ricardo Antonio da Silva; KARLA, Adrielly. PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA... In: Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Anais...Recife(PE) UFPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xcnef/613647-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-DE-ALUNOS-COM-SURDEZ-NA-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR-EM-INSTITUICOES-PUBLICAS--UMA-REVISAO-SI. Acesso em: 21/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes