JOGO SORVEBOL COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MOTORA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-765-1

Título do Trabalho
JOGO SORVEBOL COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MOTORA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Wemilly Yngred Cunha De Melo
  • Ana Luiza Pinheiro de Lima
  • Solange Maria Magalhães da Silva Porto
Modalidade
Poster
Área temática
Esporte e Inclusão de PCD
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xcnef/610023-jogo-sorvebol-como-ferramenta-inclusiva-para-portadores-de-deficiencia-motora-nas-aulas-de-educacao-fisica--relat
ISBN
978-85-5722-765-1
Palavras-Chave
Sorvebol, Deficientes Físicos, Educação Física Escolar
Resumo
Introdução: O Sorvebol é um esporte brasileiro criado pelo professor Cláudio Mendes em uma escola de Minas Gerais, em 2003. O esporte utiliza cones e uma bola pequena e acontece com dois times, com cada integrante portando um cone, tendo o objetivo de lançar a bola fazendo-a cair no campo adversário. Adolescentes com paralisia cerebral, tem sobretudo a área motora no cérebro acometida, interferindo no desempenho de atividades diárias, com a adaptação do Sorvebol na escola, possibilita que os alunos vivenciem e desenvolvam capacidades motoras, de forma lúdica, favorecendo o bem-estar, a socialização e promoção da saúde mental. O objetivo do estudo é relatar a vivência do jogo Sorvebol como forma de inclusão de deficientes físicos nas aulas de Educação Física escolar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência no estágio supervisionado do curso de Licenciatura de Educação Física da UFPE/CAV, realizado na Escola de Referencia em Ensino Médio Professora Eudóxia de Alcântara Ferreira, no município de Vitória de Santo Antão - PE, na turma do 2º ano A, composta por 27 alunos, a aula foi ministrada pelos estagiários, com supervisão do professor responsável. A atividade aconteceu na quadra e foi entregue um cone a cada aluno que formaram grupos de 4 pessoas, livremente foram se adaptando ao jogo e em seguida, realizou-se um jogo com algumas adaptações. Resultados e discussão: Houve uma avaliação entre os alunos sobre a prática e suas adaptações. A implementação do novo jogo serviu como resgate à participação. Essas adaptações, oportunizaram a socialização dos alunos, o protagonismo e a melhoria da autoestima, incentivando-os a participar das aulas práticas e possíveis atividades físicas, para além da escola. Conclusão: Percebe-se a necessidade de propostas empáticas e pedagógicas para realizar as adaptações necessárias em relação aos alunos, oportunizando-os que se reconheçam como parte fundamental e necessária nas aulas de Educação Física.
Título do Evento
X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELO, Wemilly Yngred Cunha De; LIMA, Ana Luiza Pinheiro de; PORTO, Solange Maria Magalhães da Silva. JOGO SORVEBOL COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MOTORA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Anais...Recife(PE) UFPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xcnef/610023-JOGO-SORVEBOL-COMO-FERRAMENTA-INCLUSIVA-PARA-PORTADORES-DE-DEFICIENCIA-MOTORA-NAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA--RELAT. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

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