{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (CNEF) é um congresso acadêmico que surgiu da necessidade de divulgação científica no campo da Educação Física, Esporte, Saúde e Cultura Corporal. O evento nasceu em 2007, na UFPE, a partir de uma discussão em sala de aula, na disciplina Práticas de Ensino da Educação Física, na época, ministrada pelo prof. Dr. José Luís Simões. 

Nas duas primeiras edições do congresso o caráter regional perpassou a programação das mesas, dos trabalhos apresentados e das inscrições recebidas. A partir da terceira edição, o CNEF obteve repercussão nacional, expandindo-se para interessados de diversas regiões do Brasil, com reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como importante encontro científico, caracterizando-o como um dos principais congressos brasileiros na área.

Recentemente (2016) o CNEF foi qualificado como evento científico E1 pela CAPES. Ou seja, a história que construímos na organização desse evento científico rendeu frutos, entre eles, a experiência organizativa, fortalecimento do intercâmbio acadêmico e dos currículos de estudantes e pesquisadores que se envolveram na organização e/ou  na participação construtiva desse congresso.

Os principais expoentes dentre os pesquisadores brasileiros da área de Educação Física e Esportes já palestraram ou apresentaram pesquisas no CNEF, dentre eles: Go Tani (USP), João Batista Freire (UNICAMP), Celi Taffarel (UFBA), Ademir Gebara (UNICAMP), Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires (UEL), Suraya Darido (UNESP), José Luís Simões (UFPE), Tony Honorato (UEL), Pedro Pinheiro Paes (UFPE), Luciano Machado (UFPE), Wanderley Marchi Jr (UFPR), Edilson Fernandes de Sousa (UFPE), Edivaldo Góis Jr (UNICAMP), Jeferson Jurema (UEA), Tereza França (UFPE), Marcelo Tavares (UPE), Fernando Mezzadri (UFPR) etc.   

Em diversas edições o CNEF recebeu aprovação de apoio da CAPES, através do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – que visa impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. A Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE) também conferiu apoio ao CNEF em suas edições, demonstrando a relevância do seu escopo e reconhecendo o protagonismo científico em sua organização.

Neste ANAIS estão reunidos os trabalhos aprovados e que foram apresentados nas sessões científicas do evento (apresentação oral e poster). 

É com muita alegria e sentimento do dever cumprido que a Comissão Científica tem enorme satisfação de compartilhar a produção dos pesquisadores da décima edição do CNEF. 

Boa Leitura!

Recife, abril de 2023.





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Instagram: @cnef_pe
Whatsapp: (81) 996014282



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}