TELETRABALHO NO ENSINO SUPERIOR: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE DIREITO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO AMAPÁ NA PANDEMIA

Publicado em 23/12/2021 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
TELETRABALHO NO ENSINO SUPERIOR: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE DIREITO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO AMAPÁ NA PANDEMIA
Autores
  • Marcielly Carvalho Pita Quintela
  • Bruno de Oliveira Rodrigues
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 18 - Direito, Interdisciplinaridade e o Novo Normal" Pandêmico
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/415200-teletrabalho-no-ensino-superior--a-precarizacao-do-trabalho-docente-nos-cursos-de-direito-em-instituicoes-privada
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Direito, Ensino, Precarização,
Resumo
TELETRABALHO NO ENSINO SUPERIOR: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE DIREITO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO AMAPÁ NA PANDEMIA Este trabalho tem como tema o Teletrabalho no Ensino Superior: A Precarização do Trabalho docente nos cursos de direito em instituições privadas no Amapá na pandemia, dispondo como questão os impactos na estrutura das relações de trabalho dos professores de direito, nas faculdades particulares no Estado do Amapá, durante a pandemia e como isto impactou jornada, nas condições de trabalho e na saúde mental destes docentes. Por conseguinte, o objetivo aqui é analisar o processo de precarização e sobretrabalho que são submetidos os professores dos cursos de direito da rede privada no Amapá, assim, analisaremos o contexto experimentado em três faculdades que compõem os dois maiores grupos educacionais brasileiros, que é a Faculdade Estácio do Amapá (FAMAP) e a Faculdade Estácio de Macapá (SEAMA), da rede Estácio, e a Faculdade de Macapá (FAMA), da rede Cogna/Kroton. A Metodologia empregada no presente estudo foi principalmente o levantamento bibliográfico, seguido de um aprofundamento nas bibliografias encontradas. Para tanto, alicerçamos o trabalho em informações encontradas em notícias disponibilizadas em diversos veículos de informações na internet, razão a qual, o estudo documental se apresentou latente, acompanhado pelos diplomas legais que orientam a questão. Ademais, fizemos também mão do estudo de caso na medida em que selecionados um universo empírico delimitado para tratar do tema, o que demandou a feitura de entrevistas abertas, porém secretas, onde está última se deu de forma sigilosa, de maneira a evitar retaliações para o entrevistado. No primeiro momento apresentaremos o contexto de pandemia, dando destaque naquilo que foram seus principais dados e momentos, na sequencia as transformações históricas nas relações de trabalho, dando prioridade para abordagens históricas, para então tratar sobre a regulamentação do ensino superior presencial no Brasil para, ao cabo, analisar a precarização do sentido do trabalho docente e o processo de virtualização do ensino, incorporando o teletrabalho na formatação do ensino jurídico no Amapá durante a presente situação pandêmica. Preliminarmente analisamos o contexto da covid-19 no mundo, no Brasil, no Amapá e em volto disso as questões politicas para o enfrentamento contra essa doença. Visto que há a necessidade de contextualizar o momento atual em que vivemos, período esse em que se lida com inúmeras pessoas contaminadas, números de mortes alarmantes, bem como lidamos também com várias restrições. Em sequência no segundo tópico mundo do trabalho, nossas relações de trabalho como se deram, a revolução industrial com objetivo de analisar o contexto da relação homem máquina, bem como também a crise dos anos 70, desse modo a insatisfação do homem proletariado, em razão da precarização do trabalho originando a luta pelos direitos trabalhistas. E por fim, sobre o sistema educacional Ead, ademais discorremos à respeito do sistema educacional presencial que no momento devido a pandemia ocorre de forma virtual e a precarização do trabalho docente nas faculdades privadas no Amapá, realizada por meio de entrevistas cometidas de forma sigilosa para que se preserve a imagem do entrevistado. Destarte isso, denota-se que o capitalismo possui o intuito de maximizar seus lucros, assim precarizando ou mecanizando seu sistema para que os custos fixos diminuam, situação essa que é evidenciada pelo segundo tópico do presente trabalho o mundo do trabalho, onde há troca da mão de obra pelas máquinas, período esse em que se acontece a revolução industrial e que é marcado pela lutas dos direitos trabalhistas, esse contexto não é muito diferente de hoje em dia nesse período pandêmico, visto que a docência na educação superior em instituições privadas é precária, já que visa um único professor para salas cheias, bem como esse docente por meio de WhatsApp tem que ficar disponível para dirimir dúvidas, que professor nesse período não teve que ultrapassar do seu horário de trabalho para resolver tais questões?, do mesmo modo em que é difícil se ver um professor com doutorado ministrar aulas nessas instituições privadas, haja visto que a hora aula desse professor sairia mais caro para a instituição. 20 e a ruptura da tendência socializante das sociedades capitalistas: algumas observações sobre a ascensão das ideias neoliberais e suas consequências. 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Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

QUINTELA, Marcielly Carvalho Pita; RODRIGUES, Bruno de Oliveira. TELETRABALHO NO ENSINO SUPERIOR: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE DIREITO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO AMAPÁ NA PANDEMIA.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/415200-TELETRABALHO-NO-ENSINO-SUPERIOR--A-PRECARIZACAO-DO-TRABALHO-DOCENTE-NOS-CURSOS-DE-DIREITO-EM-INSTITUICOES-PRIVADA. Acesso em: 23/06/2024

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