A TRADIÇÃO EPISTOLAR PÚBLICA E PRIVADA NO SÉCULO XX: PROPOSIÇÕES PARA A PESQUISA E PARA O ENSINO DA HISTORICIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA E DOS TEXTOS.

Publicado em 10/01/2026 - ISBN: 978-65-272-2105-0

Título do Trabalho
A TRADIÇÃO EPISTOLAR PÚBLICA E PRIVADA NO SÉCULO XX: PROPOSIÇÕES PARA A PESQUISA E PARA O ENSINO DA HISTORICIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA E DOS TEXTOS.
Autores
  • Viviane Da Silva Torres
  • Valéria Severina Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Gêneros Textuais e Ensino
Data de Publicação
10/01/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/x-semana-letras-ufrpe/1327292-a-tradicao-epistolar-publica-e-privada-no-seculo-xx--proposicoes-para-a-pesquisa-e-para-o-ensino-da-historicidad
ISBN
978-65-272-2105-0
Palavras-Chave
carta; tradição discursiva; juntores; interacionismo sociodiscursivo; proposições didáticas.
Resumo
Esta pesquisa dá prosseguimento à análise da tradição epistolar pública e privada encontrada no acervo da família do médico e escritor pernambucano Laurênio Lins de Lima, com recorte nas décadas de 60 e 70 do século XX. O aporte teórico deste estudo baseia-se no modelo de Tradição Discursiva (Kabatek, 2004; 2006; 2012; Longhin, 2014; Andrade; Gomes, 2018; Koch, 2021), na Linguística Textual (Antunes, 2005; Elias, 2017; Cavalcante et al., 2020) e no Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999; Schneuwly; Dolz, 2004; Senechal; Dolz, 2019). O corpus é formado por um total de sessenta correspondências, datadas das décadas de 60 e 70, nas quais Laurênio Lima, notável intelectual pernambucano do século XX, figura tanto como remetente quanto como destinatário. Neste recorte, constam vinte e quatro cartas administrativas, vinte quatro cartas administrativas com estabelecimento de relação pessoal e doze cartas familiares (distribuídas igualmente entre as duas décadas analisadas). As correspondências manuscritas e datiloscritas que compõem o corpus deste estudo foram disponibilizadas pelo Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana, fundado em 1870. Os resultados finais atendem ao objetivo de expandir o corpus e retomar a análise inicial, com o aprofundamento do exame de três dimensões de tradicionalidade que constituem as correspondências: a dimensão composicional, na qual fica evidente que os três tipos de cartas mantém uma estrutura tradicional, embora haja variações nos formatos; a dimensão temática, em que se observa a influência do contexto sócio-histórico e das relações interpessoais nos assuntos abordados; e a dimensão dos modos de dizer concernentes às estratégias de junção recorrentes nas cartas, as quais apresentam especificidades conforme o tipo de correspondência. Além disso, são apresentadas proposições didáticas voltadas ao ensino da historicidade da língua portuguesa e dos textos no contexto da sala de aula da educação básica, tendo como objeto as cartas analisadas do acervo em questão, a fim de contribuir para uma educação linguística crítica, reflexiva e socialmente engajada.
Título do Evento
X Semana de Letras UFRPE
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Letras da UFRPE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORRES, Viviane Da Silva; GOMES, Valéria Severina. A TRADIÇÃO EPISTOLAR PÚBLICA E PRIVADA NO SÉCULO XX: PROPOSIÇÕES PARA A PESQUISA E PARA O ENSINO DA HISTORICIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA E DOS TEXTOS... In: Anais da Semana de Letras da UFRPE. Anais...Recife(PE) UFRPE, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/x-semana-letras-ufrpe/1327292-A-TRADICAO-EPISTOLAR-PUBLICA-E-PRIVADA-NO-SECULO-XX--PROPOSICOES-PARA-A-PESQUISA-E-PARA-O-ENSINO-DA-HISTORICIDAD. Acesso em: 29/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes