TRABALHANDO POEMA NO INSTAGRAM: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PARA EDUCANDOS COM DISLEXIA

Publicado em 05/11/2021 - ISBN: 978-65-5941-395-9

Título do Trabalho
TRABALHANDO POEMA NO INSTAGRAM: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PARA EDUCANDOS COM DISLEXIA
Autores
  • THAIS FAUSTINO BEZERRA
  • José Wellington Macêdo Viana
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Outra
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/wisci2021/340041-trabalhando-poema-no-instagram--uma-possibilidade-de-aprendizagem-para-educandos-com-dislexia
ISBN
978-65-5941-395-9
Palavras-Chave
Aprendizagem, Cecília Meireles, Dislexia, Instagram, Poema.
Resumo
Ao longo dos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma ferramenta significativa para publicar e aprender diferentes conteúdos educativos. Neste sentido, este trabalho partiu da ideia inicial da criação de uma conta no Instagram, no ano de 2020, com o intuito de disponibilizar ações e práticas educativas em prol dos educandos com dislexia, um distúrbio de aprendizagem que pode causar dificuldades no progresso de compreensão da leitura e da escrita. Dessa forma, é de suma importância o desenvolvimento de práticas educacionais que envolvam a leitura e a escrita nos mais diversos contextos e possibilidades do aluno com dislexia. neste contexto, destaca-se o poema, um gênero textual que pode ser configurado e adaptado em prol do processo de ensino-aprendizagem do disléxico. O poema como recurso educativo é uma possibilidade de manifestar os sentimentos do educando de modo natural, incentivando-o a desenvolver a memorização, estimular a leitura e a exercitar a ortografia, dentre outras competências. Assim, tomemos como exemplo um poema da autora Cecília Meireles, intitulado "JOGO DE BOLA". A partir desse poema, foram desenvolvidas atividades educativas como: jogo da memória, ficha de leitura, leitura fatiada, completar o espaço, dentre outras atividades lúdicas e educativas. Tais ações foram divulgadas via Instagram, com o intuito de disseminar em múltiplas direções a aprendizagem através de um único poema. Espera-se que estas práticas possam abranger pais e educadores que tenham contato direto com os educandos com dislexia, possibilitando uma aprendizagem dinâmica, lúdica e significativa em prol da construção do saber. Em suma, não podemos impor o processo educativo ao aluno, mas podemos desenvolver inter-relações educativas que o abracem de forma sobressalente. Por fim, este estudo foi sustentado nos estudos de (CUNHA, 2003), (MEIRELES, 2002), (REIS, et al., 2012), dentre outros autores, para um melhor embasamento teórico.
Título do Evento
2º Wi-Sci do IFNMG
Título dos Anais do Evento
Anais do Wi-Sci do IFNMG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BEZERRA, THAIS FAUSTINO; VIANA, José Wellington Macêdo. TRABALHANDO POEMA NO INSTAGRAM: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PARA EDUCANDOS COM DISLEXIA.. In: Anais do Wi-Sci do IFNMG. Anais...Araçuaí(MG) IFNMG, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/wisci2021/340041-TRABALHANDO-POEMA-NO-INSTAGRAM--UMA-POSSIBILIDADE-DE-APRENDIZAGEM-PARA-EDUCANDOS-COM-DISLEXIA. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes