ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: DOMINÓ DA RESTINGA

Publicado em 28/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-231-0

Título do Trabalho
ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: DOMINÓ DA RESTINGA
Autores
  • Elisa Mitsuko Aoyama
  • Alexandre Indriunas
Modalidade
Resumo de apresentação oral gravada
Área temática
Ensino
Data de Publicação
28/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsfdrfceudpdr2021/341014-atividade-ludica-para-o-ensino-de-botanica--domino-da-restinga
ISBN
978-65-5941-231-0
Palavras-Chave
jogo, ludicidade, metodologia ativa, recurso didático
Resumo
Considerando que muitas vezes o ensino de Botânica é limitado ao livro didático, sem contato direto com as plantas ou atividades relacionadas a elas, isso acaba gerando uma falta de interesse pelo assunto (MENEZES et al., 2008). O uso de recursos didáticos pode servir de auxílio para que os alunos aprofundem, apliquem seus conhecimentos e produzam outros a partir desses. Entende-se que os recursos didáticos funcionam como ferramenta auxiliar no processo de ensino, sendo fundamental para que ocorra o desenvolvimento cognitivo do aluno, porém, os recursos didáticos não podem ser tratados como algo isolado, desta forma, compreende-se que os recursos devem se unir com a parte teórica, com o intuito de fortalecer e fixar ainda mais o conteúdo lecionado nas aulas. O presente trabalho teve como objetivo produzir um jogo sobre a vegetação da restinga para auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Botânica e Ecologia. O jogo foi confeccionado do tipo dominó, com peças de papel cartão com imagens e definições. Foram abordados a morfologia vegetal com ênfase nas adaptações estruturais ao ambiente, os principais grupos taxonômicos das plantas da restinga, além dos conceitos de interações planta-animal. Para a confecção de cada peça, o cartão foi dividido ao meio, sendo de um lado fixado uma imagem e do outro um breve texto. As imagens foram de plantas ou de estruturas adaptativas ou do ambiente da restinga, já os textos foram elaborados a partir dos conteúdos da grade curricular e competências indicadas na BNCC. O jogo foi elaborado para o ensino fundamental II, porém, pode ser utilizado para o ensino médio ou a graduação, aprofundando os conceitos e a discussão. Para a aplicação do jogo, o professor pode optar por utilizá-lo após a aula expositiva, para a fixação dos conteúdos, ou como atividade avaliativa. Para o desenvolvimento do jogo, os alunos devem ser divididos em grupos e as peças serem divididas aleatoriamente. O primeiro grupo deve colocar um cartão na mesa, e o próximo irá colocar uma peça correspondente a imagem ou ao texto, dessa forma, os demais participantes devem proceder. O professor teve um papel de mediador, questionando os assuntos abordados, principalmente quando surgiram dúvidas ou corrigindo os erros. Dessa forma, o jogo se mostrou um recurso didático com muitas potencialidades, trazendo os conteúdos para próximo do cotidiano dos alunos, principalmente para os que residente nas proximidades deste ambiente, além de ser uma atividade dinâmica e divertida. Referências bibliográficas MENEZES, L. C. et al. Iniciativas para o aprendizado de botânica no ensino médio. In: Encontro de Iniciação à Docência UFPB- PRG, 11. João Pessoa. Anais...João Pessoa: Universidade Federal de Paraíba, 2008. SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV jornada de prática de ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e práticas educativas”. Maringá – PR, p. 111-113, 2007.
Título do Evento
VI Simpósio Flora das Restingas Fluminenses: Conhecimento e uso das plantas da restinga.
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Flora das Restingas Fluminenses: conhecimento e uso das plantas da restinga
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AOYAMA, Elisa Mitsuko; INDRIUNAS, Alexandre. ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: DOMINÓ DA RESTINGA.. In: Anais do Simpósio Flora das Restingas Fluminenses: conhecimento e uso das plantas da restinga. Anais...Niterói(RJ) Universidade Federal Fluminense, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vsfdrfceudpdr2021/341014-ATIVIDADE-LUDICA-PARA-O-ENSINO-DE-BOTANICA--DOMINO-DA-RESTINGA. Acesso em: 16/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes