O QUE A EDUCAÇÃO TEM A VER COM A CULTURA HACKER?

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2448-2110

Título do Trabalho
O QUE A EDUCAÇÃO TEM A VER COM A CULTURA HACKER?
Autores
  • Elisiana Frizzoni Candian
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO - O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para fins educacionais; plataformas e recursos digitais para formação inicial e continuada de professores; metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias; inserção das tecnologias digitais nas escolas; políticas públicas para informatização de escolas e redes de ensino; história da tecnologia na educação; experiências didáticas com uso de TIC.
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/vsemanadafacedufjf/165713-O-QUE-A-EDUCACAO-TEM-A-VER-COM-A-CULTURA-HACKER
ISSN
2448-2110
Palavras-Chave
Hacker, Educação, Espaços de Cultura Hacker; Tecnologias Digitais
Resumo
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) estão presentes na nossa vida, alterando cada vez mais a nossa forma de nos relacionarmos com o mundo. No campo da educação, no entanto, muitas vezes, as TDIC chegam às escolas com certa resistência ou se tornam apenas ferramentas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Para esta proposta, apresentaremos algumas pontes criadas entre “Espaços da Cultura Hacker” e o campo formal de educação, destacando como destas pontes a relação com a tecnologia supera o caráter ferramental das tecnologias. Convém mencionar que este artigo faz parte dos estudos da autora para a escrita de sua tese de doutorado, provisoriamente intitulada: “ISTO E AQUILO: tempos e espaços formais e não-formais de educação e a cultura hacker como outro mundo possível”.
Título do Evento
V Semana da Faced X Semana da Educação - A Educação tem futuro? Desafios e possibilidades
Cidade do Evento
Juiz de Fora
Título dos Anais do Evento
Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CANDIAN, Elisiana Frizzoni. O QUE A EDUCAÇÃO TEM A VER COM A CULTURA HACKER?.. In: Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades. Anais...Juiz de Fora(MG) UFJF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/165713-O-QUE-A-EDUCACAO-TEM-A-VER-COM-A-CULTURA-HACKER. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes