AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O TEMA CIDADANIA E MEIO AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DA CAMPANHA JUNHO SOCIOAMBIENTAL DE 2022 DO PET SOCIOAMBIENTAIS DA UFRB

Publicado em 21/09/2022 - ISBN: 978-65-5941-805-3

Título do Trabalho
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O TEMA CIDADANIA E MEIO AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DA CAMPANHA JUNHO SOCIOAMBIENTAL DE 2022 DO PET SOCIOAMBIENTAIS DA UFRB
Autores
  • Beatriz Xavier Dos Santos Vilas Boas
  • Luã Fábio Nunes Da Conceição Santana
  • HUGO BENTO SANTOS
  • Alexandre Americo Almassy Junior
Modalidade
Resumo
Área temática
Cidadania e Meio Ambiente
Data de Publicação
21/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visis2022/509792-acao-de-sensibilizacao-sobre-o-tema-cidadania-e-meio-ambiente--a-experiencia-da-campanha-junho-socioambiental-de-
ISBN
978-65-5941-805-3
Palavras-Chave
Mídias sociais, Produções audiovisuais, Extensão.
Resumo
Junho é conhecido internacionalmente como o mês do meio ambiente, sendo o dia cinco a data comemorativa de referência. Diante do simbolismo e relevância do mês, o grupo Conexões de Saberes Socioambientais, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promove, desde 2019, uma campanha de sensibilização ambiental, denominada Junho Socioambiental. Na edição de 2022, o tema central foi Cidadania e Meio Ambiente, que teve como objetivo alertar a população sobre a importância de todo cidadão colaborar para mitigação de impactos ambientais e exercitar sua cidadania, fortalecendo escolhas qualificadas de representantes nos espaços democráticos e participando de forma ativa em processos decisórios, como a definição de políticas públicas. Para realização da campanha, foi realizado um levantamento de temas e os integrantes do grupo ficaram responsáveis pela produção de materiais audiovisuais relacionados ao eixo temático. O roteiro de cada produção foi devidamente orientado e avaliado pelo tutor do PET. No total foram produzidos 13 vídeos, sendo 12 deles individuais e um coletivo, no qual, houve envolvimento de todos os integrantes do grupo, inclusive o professor tutor. Após a produção do material, a comissão interna de comunicação e eventos do grupo montou um cronograma de divulgação desse material. O vídeo coletivo foi publicado, estrategicamente, no dia 05 de junho. Os temas abordados nos vídeos foram: Agricultura familiar e consumo consciente; cidadania ambiental; emissão de CO2 pelas fogueiras juninas; uso e descarte de medicamentos durante a pandemia; coleta seletiva do lixo; mudanças climáticas e políticas públicas; descarte correto de máscaras pós Pandemia; voto consciente x meio ambiente; agroquímicos e saúde humana; papel do cidadão no meio ambiente e racismo ambiental. Todos os vídeos foram publicados na rede social Instagram® e juntos somam mais de 1500 visualizações até o momento. O objetivo da campanha foi contemplado, pois, a publicização da campanha nos canais de comunicação proporcionou informações pertinentes com linguagem de fácil entendimento para pessoas externas ao meio acadêmico, contribuindo para o fortalecimento da dimensão extensionista do PET, que é um dos pilares de sua atuação.
Título do Evento
VI Simpósio de Intervenções Socioambientais
Cidade do Evento
Cruz das Almas
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Intervenções Socioambientais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BOAS, Beatriz Xavier Dos Santos Vilas et al.. AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O TEMA CIDADANIA E MEIO AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DA CAMPANHA JUNHO SOCIOAMBIENTAL DE 2022 DO PET SOCIOAMBIENTAIS DA UFRB.. In: Anais do Simpósio de Intervenções Socioambientais. Anais...Cruz das Almas(BA) UFRB, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VISIS2022/509792-ACAO-DE-SENSIBILIZACAO-SOBRE-O-TEMA-CIDADANIA-E-MEIO-AMBIENTE--A-EXPERIENCIA-DA-CAMPANHA-JUNHO-SOCIOAMBIENTAL-DE-. Acesso em: 06/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes