OFICINAS DE MULTILETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSTRUINDO E FORTALECENDO A IDENTIDADE CULTURAL DOS ALUNOS.

Publicado em 08/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0392-6

Título do Trabalho
OFICINAS DE MULTILETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSTRUINDO E FORTALECENDO A IDENTIDADE CULTURAL DOS ALUNOS.
Autores
  • brenda nacimento araújo
  • Erika Claudia Silveira Pontes
  • Mariza Da Silva Sousa- off
  • Michele Freitas Gomes De Vargas
  • Vera Barros Brandão Rodrigues Garcia
Modalidade
Resumo
Área temática
Humanas e Linguagens
Data de Publicação
08/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vimaipe2023/776135-oficinas-de-multiletramento-nas-aulas-de-lingua-portuguesa--construindo-e-fortalecendo-a-identidade-cultural-dos-
ISBN
978-65-272-0392-6
Palavras-Chave
Literatura. PIBID. Multiletramento
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a execução parcial do subprojeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, qual seja, a aplicação das oficinas de multiletramento e o desenvolvimento de tecnologias educacionais para o ensino de Língua Portuguesa na escola-campo EMEF Martinho Motta da Silveira nos meses de abril e maio do ano letivo de 2023 realizado pelas pibidianas junto as turmas do 7º A e C. Haja vista, que o PIBID é uma importante ferramenta que prepara e habilita o professor em formação para atuar no cotidiano escolar, as experiências vivenciadas na escola-campo possibilitam ao docente no curso de Letras – Português uma formação sólida refletindo teoria e prática. Neste relato, a partir da experiência vivenciada na sala de aula, demonstraremos como as oficinas contribuem para desenvolver a leitura de diferentes gêneros textuais, análise e reflexões críticas dos textos. A pesquisa teve viés qualitativo por ser mais apropriada, dando ênfase maior as interpretações, interações e experiências dos alunos. A oficina aplicada é a primeira de oito, o projeto ainda está em andamento, mas já podemos tecer algumas considerações, tais como: a oficina foi aplicada em duas turmas de diferentes idades, com a turma de 7º ano conseguimos observar a dificuldade deles em se interessar no texto lido, na leitura compartilhada e também em responder qual era o gênero de cada texto. Então pode-se concluir que ainda precisa-se adaptar um pouco mais para poder ter o resultado esperado com adolescentes, textos que estejam na realidade deles, com linguagens mais simples, mais com temáticas que possam fazer com que reflitam sobre suas vidas como foi feito nesse primeiro momento.
Título do Evento
VI MAIPE - Mostra Acadêmica de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Marabá Industrial
Cidade do Evento
Marabá
Título dos Anais do Evento
Anais do Maipe
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAÚJO, brenda nacimento et al.. OFICINAS DE MULTILETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSTRUINDO E FORTALECENDO A IDENTIDADE CULTURAL DOS ALUNOS... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vimaipe2023/776135-OFICINAS-DE-MULTILETRAMENTO-NAS-AULAS-DE-LINGUA-PORTUGUESA--CONSTRUINDO-E-FORTALECENDO-A-IDENTIDADE-CULTURAL-DOS-. Acesso em: 25/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes