Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
A VII Semana da Matemática, programada para ocorrer de 23 a 27 de novembro de 2020, dará sequência às semanas que já foram realizadas nos anos de 2003, 2007, 2011, 2013, 2016 e 2017. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET, da Universidade Federal do Acre, juntamente, com as coordenações dos cursos de Licenciatura em Matemática nas modalidades presencial e a distância, bem como os programas de pós-graduação: PROFMAT (Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional), MPECIM (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) e do FORPROMAT (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática) em parceria com outros grupos de pesquisa que integram o CCET.
O tema da VII Semana da Matemática será: “Ensino de Matemática utilizando de tecnologias digitais”. O evento tem como objetivo criar ações que gerem debates e reflexões abordando o Ensino de Matemática utilizando de tecnologias digitais enfatizando a pandemia causada pelo COVID-19. E, como metodologia, pretende-se criar espaços para a apresentação de trabalhos, mesas redondas, palestras, conferências, minicursos, oficinas, comunicações cientificas, relatos de experiências e grupos de trabalho. Tudo realizado utilizando tecnologias digitais, sobretudo através de redes sociais, canais de comunicações etc.
Deste modo, as participações com ou sem apresentação de trabalhos estarão abertas à comunidade acadêmica, e aos diversos setores e entidades que compõem o sistema oficial de ensino no estado do Acre. Para colaborar com as reflexões e a mobilização desse debate contaremos com a presença da sociedade, nosso principal público alvo, com participação de alunos e ex-alunos e professores (efetivos e substitutos) do curso de Matemática da UFAC, de outras instituições de ensino, da rede oficial de ensino do Estado do Acre e gestores de escolas públicas e privada. Soma-se, ainda, os professores e pesquisadores de outras regiões do país que atuam em: Matemática, Ensino de Matemática, Educação e Educação Matemática. No contexto atual, torna-se importante compreendemos o ensino de matemática por meio de tecnologias digitais.
O ensino básico, em escolas públicas e privadas, já está utilizando tais tecnologias e, consequentemente, existe a expectativa por parte de alguns grupos, de implementar no ensino superior presencial. Esse fenômeno, coloca no cenário brasileiro um novo movimento dentro das universidades, que exige mudanças necessárias e urgentes nos processos pedagógicos desenvolvidos em salas de aula. Tanto dos cursos de graduação, quanto em nível de pesquisa nos programas de Pós-graduação. A universidade passa a ser pressionada pela competitividade do mercado, pelas demandas ocasionadas neste momento de pandemia, e enfrenta o desafio de torna-se mais transparente em sua proposta de trabalho e romper a com zona de silêncio referente ao ensino de Matemática pautado pelas formas presenciais. Consequentemente, os debates em torno do “saber” e do “saber-fazer” criam novas questões que envolvem não só a atuação docente, mas também, a contribuição da própria universidade enquanto instituição social responsável por processos formativos, suscitando novos posicionamentos que possam contribuir com os anseios da sociedade. Portanto, é neste cenário, que as ações desenvolvidas durante a VII Semana da Matemática se torna importante, porque poderão criar encontros para os debates e, além disso, ampliar a compreensão da problemática do Ensino de Matemática utilizando tecnologias digitais, sobretudo, no âmbito da Licenciatura em Matemática da UFAC e dos programas de pós-graduação nesta área.
A COMISSÃO
{{item.denominacao}} |
Responsável
Mário Sérgio Silva de Carvalho
68 99974- 2136
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}