{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Nos dias 31/08, 14/09 e 30/11 de 2024 ocorreram a VII Semana de Educação Matemática (SEM) e o I Fórum do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GPEMATEC), sendo que as atividades do fórum foram concentradas no último dia.

A SEM foi organizada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)/Campus Hortolândia. O evento foi articulado com os projetos de extensão como: “Educação Matemática em Movimento (EMEM)”; “Diálogos Contínuos sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente”; “Formação Continuada em Matemática para docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental”; “Cera Mina Cera Mana” e “AfroIF”. Teve o apoio do GPEMATEC e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFSP-Campus Hortolândia. Nesta sétima edição, o evento teve a seguinte temática: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Livros e Materiais Didáticos: implicações e desafios docentes, e ocorreu de forma gratuita e presencial, no campus Hortolândia do IFSP. O objetivo foi ampliar as discussões e reflexões sobre as implicações da BNCC nos livros e materiais didáticos, bem como nos desafios docentes decorrentes de tais mudanças.

Tradicionalmente, a SEM reúne estudantes, pesquisadores(as) e professores(as) das comunidades interna e externa. A cada edição, o evento teve maior alcance do público-alvo no Brasil, proporcionando espaços para colaboração e reflexão crítica sobre o ensino de matemática em sua amplitude, envolvendo o contexto prático e complexo da escola, currículos, livros e materiais didáticos, práticas docentes, de extensão e de pesquisa que consideram a diversidade e multiplicidade de saberes, a inclusão e a cultura afro-brasileira.

Em 2017, aconteceu a edição piloto da Semana de Educação Matemática, junto à VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve como tema: “A Matemática está em tudo”! Dado o êxito dessa experiência, em 2018, demos início à nossa I Semana de Educação Matemática do IFSP, campus Hortolândia. Em 2019, a II Semana de Educação Matemática proporcionou palestras sobre: o fantástico mundo da Matemática, práticas culturais de ensinar com a internet em um ambiente híbrido, a matemática e as desigualdades sociorraciais, e uma introdução sobre as estrelas. Devido aos desafios impostos pela COVID-19, em 2020, a III Semana de Educação Matemática aconteceu no formato remoto com a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2021, ainda no ensino remoto, mas em um momento em que as pessoas já estavam mais adaptadas a esse formato emergencial, a IV Semana de Educação Matemática teve como tema: “Docência Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades”. Também contou com expressiva participação da comunidade externa e com o apoio da diretoria regional de ensino de Sumaré, assim como nos anos seguintes. Em 2022, a V Semana de Educação Matemática foi pensada para evidenciar as trocas entre o IFSP e as escolas da Educação Básica, com o tema: “A Educação Matemática nas articulações entre o IFSP e escolas”. Em 2023, a VI Semana de Educação Matemática teve como tema “Educação Matemática: Currículo em Movimento”. Assim, o evento buscou refletir sobre os impactos que a reforma do Ensino Médio trouxe para a Educação Básica e sobre as mudanças nos currículos do ensino superior.

Visando ampliar as discussões e reflexões sobre as implicações da BNCC nos livros e materiais didáticos, bem como nos desafios docentes decorrentes de tais mudanças, em 2024, a VII Semana de Educação Matemática trouxe como tema: “BNCC, Livros e Materiais Didáticos: implicações e desafios docentes”. O evento contribuiu com o fortalecimento das parcerias entre o IFSP e redes de ensino da Educação Básica, assim como com a ampliação do diálogo e da troca de experiências, de forma que as discussões sobre o ensino não foram distanciadas da prática que ocorre em diferentes contextos escolares. O público-alvo foi: futuros(as) professores(as) de Matemática, comunidade científica, professores(as) e estudantes da Educação Básica, formadores(as) de professores(as) e estudantes de pós-graduação do Brasil.

Uma novidade que aconteceu nesta edição foi o I Fórum GPEMATEC. O Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias reúne pesquisadores(as) do IFSP-Campus Hortolândia, de outros campus e de instituições no Brasil e do Canadá, professores(as) da Educação Básica e futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática. O I Fórum comemorou os cinco anos de existência do grupo e promoveu um espaço para o compartilhamento de resultados de pesquisas. Além disso, pensando em atender às demandas de todos(as) os(as) participantes, especialmente das mamães professoras e pesquisadoras, o evento contou com o I GPEMATEC KIDS e com o apoio do NAPNE para o desenvolvimento da ação.

Assim, os eventos receberam 42 trabalhos apresentados como relatos de experiência ou de pesquisa, oficinas e pôsteres. Esses trabalhos foram publicados nestes anais como resumos simples, resumos expandidos e artigos completos.

Desejamos a todos e todas uma ótima leitura!





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

sem.hto@ifsp.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}