O ESTRESSE VIVENCIADO POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Facid
Título do Trabalho
O ESTRESSE VIVENCIADO POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS
Autores
  • Francisca Daiane Aleixes Marculino
  • Selena Mesquita de Oliveira Teixeira
  • Jessica Cardoso
  • Caroline Pereira Rosso
  • Cléa Maria Lucas
  • Mariana Marques Fernandes Tajra Evangelista
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/33110-O-ESTRESSE-VIVENCIADO-POR-PROFESSORES-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-EM-ESCOLAS-PUBLICAS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Estresse. Professores. Escola pública
Resumo
Foi realizada uma revisão da literatura sobre os fatores que desencadeiam o estresse em professores do ensino fundamental. Este estudo se propõe a identificar os diversos fatores que contribuem para potencializar o estresse dos docentes do ensino fundamental em escolas públicas, bem como os resultados que advém das situações estressoras. Objetivou-se também, verificar a percepção dos profissionais sobre os fatores que desencadeiam o estresse, levando em consideração os sintomas físicos e psicológicos que esses profissionais associam a condição de estresse. Sendo assim, optou-se por caracterizar o ambiente de trabalho do professor da rede pública de ensino, a relação professor-aluno e as condições trabalhistas ofertadas para atuação profissional. As referências apresentadas pela literatura sobre estresse em professores de escolas públicas foram coletadas nas bases de dados: SciELO, Google acadêmico. Foram analisadas e selecionadas pesquisas científicas, contendo artigos e teses referentes ao período de 2000 a 2015. Considerando que o ambiente escolar de modo geral já exige do professor um esforço para transmitir não só conhecimento, como também valores aos alunos, é muito comum os professores se depararem com situações que provocam irritações ou ansiedade. De acordo com os dados coletados, observou-se que o estresse ocupacional gera consequências que interfere diretamente na saúde física e mental, que reflete nas relações interpessoais e em suas atividades. O material é importante para que se possa fazer uma releitura sobre a atuação do professor em situações de estresse, acrescentando um novo olhar para o fenômeno estudado. Ainda na exploração dos resultados, foram consideradas as limitações impostas ao professor que, em geral, se associam a um ambiente de trabalho inadequado e a falta de disponibilidade interna dos profissionais para lidar com situações aversivas experienciadas em sala de aula. Sendo assim, torna-se essencial a melhoria nas condições de trabalho e apoio institucional aos professores, visando uma nova perspectiva para que este profissional demonstre bons resultados no seu campo profissional, pessoal e familiar. Vale ressaltar a importância da referida discussão para refletir sobre as condições necessárias para o professor manter uma qualidade de vida, almejando à descoberta de estratégias e técnicas de enfrentamento.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MARCULINO, Francisca Daiane Aleixes et al.. O ESTRESSE VIVENCIADO POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33110-O-ESTRESSE-VIVENCIADO-POR-PROFESSORES-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-EM-ESCOLAS-PUBLICAS. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes