EFEITOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Facid
Título do Trabalho
EFEITOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.
Autores
  • RAUL DENNER DUARTE ARAUJO
  • David Halen Araujo Pinheiro
  • ANA FLÁVIA MACHADO DE CARVALHO
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/33087-EFEITOS-DA-INCLUSAO-DIGITAL-PARA-IDOSOS-COMO-ESTRATEGIA-UTILIZADA-NA-PROMOCAO-DA-QUALIDADE-DE-VIDA-EM-UMA-INSTITUI
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Envelhecimento, Qualidade de Vida, Informática.
Resumo
O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea. Este fenômeno ocorreu inicialmente em países desenvolvidos, mas, mais recentemente é nos países em desenvolvimento que o envelhecimento da população tem ocorrido de forma mais acentuada. Envelhecimento é marcado por uma diminuição das capacidades motoras, redução da força, flexibilidade, velocidade e dos níveis de VO2 máximo, dificultando a realização das atividades diárias e a manutenção de um estilo de vida saudável. Na população idosa brasileira, o envelhecimento é um fenômeno recente e está fortemente atrelado à melhoria da qualidade de vida, à tendência de diminuição do crescimento populacional, ao melhor controle dos agravos e uma intensa urbanização desse grupo etário. Diante desse contexto, esse estudo tem como objetivo geral de avaliar os efeitos da inclusão digital para idosos como estratégia utilizada na promoção da qualidade de vida em uma instituição de ensino superior. Este estudo será delineado como estudo de caso ou monográfico de natureza descritiva e quantitativa. O mesmo será realizado em um Laboratório de Informática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) na cidade de Teresina-PI, no período de maio a julho de 2016, com critérios de escolha: será constituída uma amostra de 50 idosos, com idade mínima de 60 anos, terem cursado o ensino fundamental e que frequentam o projeto de extensão inclusão social da pessoa idosa na IES. Os idosos serão abordados e convidados a participar da pesquisa dentro das instalações da IES, onde será apresentado aos mesmos o objetivo da pesquisa e o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), os dados serão coletados após a assinatura do mesmo. Após coletados, os dados serão tratados pela estatística do processo de análise de dados, onde será utilizada a estatística descritiva, utilizando-se média e desvio padrão através do uso do programa Microsoft Office Excel 2010, sendo envolvidos diversos procedimentos tais como tabulação de dados e cálculos estatísticos. Após a coleta de dados será observada a ligação entre os resultados da pesquisa com resultados obtidos por outras pesquisas, para que se possa analisar ser analisada a qualidade de vida através da inclusão digital.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ARAUJO, RAUL DENNER DUARTE; PINHEIRO, David Halen Araujo; CARVALHO, ANA FLÁVIA MACHADO DE. EFEITOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33087-EFEITOS-DA-INCLUSAO-DIGITAL-PARA-IDOSOS-COMO-ESTRATEGIA-UTILIZADA-NA-PROMOCAO-DA-QUALIDADE-DE-VIDA-EM-UMA-INSTITUI. Acesso em: 18/04/2024

Even3 Publicacoes