AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO FORMALDEÍDO NA MUCOSA NASAL DE RATOS (RATTUS NOVERGICUS)

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Facid
Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO FORMALDEÍDO NA MUCOSA NASAL DE RATOS (RATTUS NOVERGICUS)
Autores
  • Luis Gustavo Oliveira Coelho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Medicina
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/33081-AVALIACAO-DOS-EFEITOS-DO-FORMALDEIDO-NA-MUCOSA-NASAL-DE-RATOS-(RATTUS-NOVERGICUS)
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Formaldeído, Alterações, Histomorfologia, Mucosa nasal
Resumo
RESUMO Atualmente é bastante discutido o uso do formaldeído para a conservação de cadáveres humanos nos laboratórios de Anatomia das faculdades de Medicina. Essa polêmica se deve aos efeitos maléficos da utilização desse composto orgânico como forma de preservação e antissepsia, já que o mesmo é considerado nocivo à saúde. Por esse motivo, torna-se importante avaliar os malefícios do uso do formaldeído e averiguar os seus riscos, afim de assegurar a proteção dos indivíduos envolvidos nas práticas laboratoriais. Estudos apontam que o formol apresenta efeitos cancerígenos sobre o organismo. Pesquisas realizados com animais pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC) mostram que o excesso de exposição a esse composto leva ao aumento da incidência de câncer, principalmente, de nasofaringe, em seres humanos. Uma das explicações para o efeito cancerígeno do formaldeído é a reação do aldeído fórmico com ácido clorídrico, formando o clorometil éter, substância considerada cancerígena. Tal ação cancerígena afeta, principalmente, as vias aéreas superiores, uma vez que essa região representa a área de maior contato com o formaldeído. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar os danos da exposição do formol sobre a mucosa nasal de Rattus novergicus. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, que se encontra consoante com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e os princípios éticos da experimentação animal emitidos pelo Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONEA). A amostra da pesquisa será constituída por 24 roedores da espécie Rattus norvegicus, da linhagem Wistar. Os animais serão expostos ao formaldeído por um período total de 90 dias, cinco vezes na semana, com duração de seis horas/dia. Eles serão distribuídos em três grupos: um controle, que não será submetido à exposição ao composto, e dois experimentais (grupo teste 1 e grupo teste 2). O grupo 1 inalará uma concentração de formol de 20-50 ppm, e o grupo 2 será exposto a uma concentração 80-100 ppm. Em seguida, será realizada a coleta da mucosa nasal dos ratos, para uma posterior fixação e produção de laminas histológicas. Será realizada a avaliação das alterações e danos causados na mucosa nasal pela ação do formol. Através da análise histomorfométrica, espera-se encontrar aumento na espessura do epitélio da mucosa nasal, com alterações morfológicas e funcionais nas células epiteliais, bem como a presença de células inflamatórias no tecido nos ratos que foram expostos ao formol. Além disso, espera-se encontrar uma proliferação celular exacerbada, por indução da inalação do formaldeído. A partir disso, pretende-se descrever o real efeito da inalação da solução de formaldeído sobre a mucosa nasal dos animais expostos a este composto, promovendo o esclarecimento dos possíveis danos causados pela exposição prolongada ao formol.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COELHO, Luis Gustavo Oliveira. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO FORMALDEÍDO NA MUCOSA NASAL DE RATOS (RATTUS NOVERGICUS).. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33081-AVALIACAO-DOS-EFEITOS-DO-FORMALDEIDO-NA-MUCOSA-NASAL-DE-RATOS-(RATTUS-NOVERGICUS). Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes