A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR: DO MODELO BIOMÉDICO AO MODELO BIOPSICOSSOCIAL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Facid
Título do Trabalho
A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR: DO MODELO BIOMÉDICO AO MODELO BIOPSICOSSOCIAL
Autores
  • Maria Lindinalva De Sousa
  • Selena Mesquita de Oliveira Teixeira
  • Maria Teresa Mendes Fortes
  • Maria Paula Alencar Nery
  • Francisca Nayara Ramos Da Silva
  • Amanda Carvalho Almeida
Modalidade
Artigo
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/33053-A-INCLUSAO-DO-ALUNO-COM-AUTISMO-NO-CONTEXTO-ESCOLAR--DO-MODELO-BIOMEDICO-AO-MODELO-BIOPSICOSSOCIAL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Modelo biomédico. Modelo biopsicossocial. Autismo. Educação inclusiva; Educação especial.
Resumo
O escopo do presente artigo consiste em compreender a influência do modelo biomédico e do biopsicossocial na inclusão de crianças com autismo no contexto escolar, por meio de uma revisão de literatura. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: Lilacs, Pepsic, Scielo, Pubmep, Medline, considerando-se artigos publicados entres os anos de 2001 a 2014. Foram lidos e analisados 15 artigos potencialmente relevantes ao objetivo do trabalho. A operacionalização da pesquisa ocorreu pela busca de descritores chaves, incluindo os termos: modelo biomédico, modelo biopsicossocial, autismo; educação inclusiva, educação especial. Desse modo os estudos apontam que o modelo biomédico, mesmo com os avanços para a ciência médica, ainda considera a dimensão biológica fundamental, isto é, atribui mais importância aos aspectos orgânicos em detrimento a outras variáveis no que se refere ao diagnostico de crianças com autismo. Sendo assim, as práticas guiadas pelo saber biomédico fragmentam o sujeito e dificultam a efetivação da inclusão escolar. Em contrapartida, o modelo biopsicossocial nos convida a olhar o sujeito para além do biológico, eliminando as noções deterministas, compreendendo as dimensões física, psicológica e social. Esse modelo vem se mostrando favorável ao processo de inclusão escolar de crianças com espectro do autismo visto que propõe um olhar multidisciplinar diante do desenvolvimento dessas crianças, além de colaborar para atribuição de diagnósticos mais assertivos. Compreender esses modelos leva os profissionais a tratarem o ser humano em sua complexidade e de forma integral. As mudanças paradigmáticas, nos campos das ciências e da saúde e, sobretudo, na percepção do homem atual esboçam uma atuação mais holística, visando atender as necessidades específicas de cada sujeito. Isso implica em ampliar conceitos, ou mesmo, reconstruir as concepções sobre saúde e educação. Diante deste quadro faz-se necessário mais estudos sobre a importância do modelo biopsicossocial como possibilidade para uma mudança nas concepções diagnósticas de autismo, bem como para efetivação da inclusão dessas crianças na escola. Conclui-se que, no momento atual por força da lei, as escolas brasileiras estão recebendo crianças com autismo, e embora ainda não as receba de forma inclusiva, é um começo para se estabelecer diretrizes e ações políticas eficazes para uma inclusão de fato e também a formação dos profissionais.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SOUSA, Maria Lindinalva De et al.. A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR: DO MODELO BIOMÉDICO AO MODELO BIOPSICOSSOCIAL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33053-A-INCLUSAO-DO-ALUNO-COM-AUTISMO-NO-CONTEXTO-ESCOLAR--DO-MODELO-BIOMEDICO-AO-MODELO-BIOPSICOSSOCIAL. Acesso em: 19/04/2024

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