IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA: CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTO E MOTIVAÇÃO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA: CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTO E MOTIVAÇÃO
Autores
  • DARLANE WELLEN FREITAS SOARES
  • KATIANY DO VALE ABREU
  • Maria Roniele Felix Oliveira
  • Ylana Cláudia Medeiros Paula
  • MARKENIA KELIA SANTOS ALVES RODRIGUES
  • Francisca Dalila Menezes Vasconcelos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Química
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30431-IMPORTANCIA-DE-AULAS-PRATICAS-PARA-OS-CURSOS-DE-ENGENHARIA--CONSOLIDACAO-DE-CONHECIMENTO-E-MOTIVACAO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Laboratórios de engenharia, consolidação de conhecimentos, motivação
Resumo
Sabe-se que a maior parte da grade curricular dos cursos de Engenharia no Brasil contemplam poucas disciplinas de laboratório. Tal fator contribui de forma negativa no aprendizado dos alunos, uma vez que aliar teoria à prática é uma forma de motivar o aluno, além de facilitar sua compreensão em relação ao tema estudado. Uma aula prática é capaz de fazer o aluno visualizar os fenômenos relatados no conteúdo teórico, permitindo uma maior proximidade com a realidade. A falta de aulas de laboratório na sua grande maioria causa desestímulo no aluno, levando-o muitas vezes a perder o interesse pela disciplina devido à baixa compreensão dos conteúdos estudados. Tal ideia, aliar aulas práticas às teóricas não é nova, porém esse cenário no Brasil ainda não foi modificado. Existem relatos que em um currículo típico de cursos de engenharia, apenas 10% dos créditos relacionam-se a disciplinas experimentais, cenário este que permanece sem modificações. Os laboratórios tem um importante papel na formação do aluno, uma vez que permite tornar real o teórico, torna viável o problema e possibilita a adaptação do educando às mais diversas condições que podem ser favoráveis ou desfavoráveis quando futuramente encontradas no exercício da profissão. As disciplinas desenvolvidas em laboratórios, buscam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, proporcionando ao aluno uma consolidação desses conceitos além de apresentar equipamentos relacionados a operações e processos industriais, em escala de laboratório, propiciando-lhe um melhor entendimento dos processos bem como seu princípio de funcionamento. A realização de aulas experimentais pode ser classificada como uma forma de aprendizagem ativa, que implica em um processo no qual os alunos estão descobrindo, processando e aplicando informações e não apenas ouvindo o professor ou acompanhando slides projetados na sala de aula. Os laboratórios devem estar voltados para a aplicação didática nas disciplinas as quais estão ligadas, podendo ainda servir de apoio para pesquisas e possibilitar a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso, por exemplo. Sabe-se que para as instituições particulares equipar um laboratório com condições de subsidiar o desenvolvimento de pesquisa científica não é tarefa fácil, uma vez que os custos para tal são elevadíssimos. Porém, dar início a pesquisa científica não é impossível, uma vez que é possível buscar parcerias com instituições Federais e/ou Estaduais. Segundo orientações das Diretrizes Curriculares para os cursos de Engenharia do Ministério de Educação, os currículos devem dar condições a seus egressos de adquirir um perfil profissional que compreenda uma sólida formação técnica-científica-profissional geral, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e na resolução de problemas e capacitando-o a absorver e desenvolver novas tecnologias. Aulas laboratoriais subsidiam uma sólida formação teórico-prática e profissionalizante, permitindo ao aluno a capacidade de pensar e criar soluções para problemas. O mercado de trabalho está cada vez mais aquecido, com profissionais bem qualificados, aumentando as exigências sobre os novos candidatos que iniciam sua vida profissional. Hoje, estar bem preparado é fundamental para se fixar no mercado como um profissional bem sucedido, e para que isso aconteça, é necessário dar subsídios aos educandos durante a sua formação acadêmica.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SOARES, DARLANE WELLEN FREITAS et al.. IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA: CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTO E MOTIVAÇÃO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30431-IMPORTANCIA-DE-AULAS-PRATICAS-PARA-OS-CURSOS-DE-ENGENHARIA--CONSOLIDACAO-DE-CONHECIMENTO-E-MOTIVACAO. Acesso em: 26/04/2024

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