AS NOVAS DINÂMICAS DA MODA CONTEMPORÂNEA: O GÊNERO COMO NOVA TENDÊNCIA DE MERCADO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
AS NOVAS DINÂMICAS DA MODA CONTEMPORÂNEA: O GÊNERO COMO NOVA TENDÊNCIA DE MERCADO
Autores
  • Gabriela Rabelo Silva
  • Mário de Faria Carvalho
Modalidade
Artigo
Área temática
Design
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30417-AS-NOVAS-DINAMICAS-DA-MODA-CONTEMPORANEA--O-GENERO-COMO-NOVA-TENDENCIA-DE-MERCADO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Palavras - Chave: Gênero, Moda, Ronaldo Fraga.
Resumo
AS NOVAS DINÂMICAS DA MODA CONTEMPORÂNEA: O GÊNERO COMO NOVA TENDÊNCIA DE MERCADO GABRIELA RABELO SILVA ¹ Prof. Dr. Mário de Faria Carvalho (Orientador)² RESUMO O presente trabalho está vinculado aos estudos realizados no Laboratório de Pesquisa Transdisciplinares sobre Moda (LPTM), na Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, coordenado pelo professor Mário de Faria Carvalho. Como objeto de estudo do laboratório e conteúdo deste resumo estão as discussões sobre gênero(s) nas dinâmicas da moda contemporânea. Ressaltamos, neste texto, as criações de moda que destacam questões de gênero(s) na contemporaneidade. Seja para buscarem uma diferenciação no mercado da moda, seja para conquistar uma aproximação de um público envolvido com as novas dinâmicas da atualidade. O trabalho focaliza as novas possibilidades de comportamento nas sociedades contemporâneas, e como elas podem atender melhor os diferentes públicos, principalmente, os que buscam maneiras de se vestir mais libertárias e menos retidas a padrões estéticos normatizados de gênero. Assim, o nosso objetivo é a análise da atual coleção do estilista brasileiro Ronaldo Fraga. A referida marca apresentou no SPFW (São Paulo Fashion Week)-Inverno 2016, uma coleção com a temática do amor, na qual ao fim do desfile dois modelos, um homem e uma mulher, invertem suas vestes eliminando a dicotomia de gênero ainda presente na indumentária (FOLHA DE SÃO PAULO, 2015). No que concerne a fundamentação teórica desta pesquisa, utilizaremos como base os trabalhos da filósofa americana J. Butler (2003), e do sociólogo brasileiro R. Miskolci (2008), ambos pesquisadores de temas como o feminismo, gênero e sexualidade, com grandes contribuições para a discussão. Utilizaremos, igualmente, para análise das imagens selecionadas, o uso da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). O binarismo, masculino/feminino, no mercado da moda, segrega e limita as vivências de gênero(s), considerando que as peças de vestuário são normatizadas segundo os princípios da heteronormatividade. Tanto as estampas, as modelagens ou as cores correspondem à dicotomia masculino/feminino. Quando a moda tem uma função transgressora e política, menos vinculada ao consumo, surgem comportamentos fora dos padrões estéticos vigentes, um movimento de bubble-up. Portanto, os estudos que consideram a temática de gênero são importantes, pois permitem uma melhor compreensão dos fenômenos comportamentais que emanam dos diferentes grupos sociais. Consideramos que a difusão destes estudos possa colaborar para que, cada vez mais, as pessoas tenham noções de inclusão e respeito à diversidade, cooperando com a diminuição da violência e o bem estar sociétal. Sabemos que as criações de moda correspondem aos anseios de um determinado grupo social, que por sua vez se reconhece nas marcas que lhe representa nas suas diversas dimensões, status, trabalho, ideologias, etc. A moda passa a ter reconhecimento enquanto fenômeno de transformação e inclusão social. ¹ Graduanda em Design – Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. Aluna do projeto de pesquisa no Laboratório de Pesquisas Transdisciplinares sobre Moda (LPTM); Trajetos de Gênero(s) nas Dinâmicas da Moda Contemporânea. E-mail: gabiiirabelo@hotmail.com ² Mário de Faria Carvalho; Doutor; Professor do Núcleo de Design no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE/PE/BR. E-mail: mariofariacarvalho@gmail.com Palavras - Chave: Gênero, Moda, Ronaldo Fraga.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVA, Gabriela Rabelo; CARVALHO, Mário de Faria. AS NOVAS DINÂMICAS DA MODA CONTEMPORÂNEA: O GÊNERO COMO NOVA TENDÊNCIA DE MERCADO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30417-AS-NOVAS-DINAMICAS-DA-MODA-CONTEMPORANEA--O-GENERO-COMO-NOVA-TENDENCIA-DE-MERCADO. Acesso em: 19/04/2024

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